Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Dia do Idoso e do Ancião, Dia do Encanador, Dia Nacional do Turismo, Dia do Ibeji (Erê).

Católicos lembram São Vicente de Paula, São Adolfo e São João de Córdova. Na Umbanda, o dia de Cosme e Damião acontece a 27 de setembro. A data refere à festa dos erês [a criança que há em cada um].

BRASIL

1953 — Fundação da TV Record no Brasil.

FATOS: 

1540 — Inácio de Loyola funda a ordem religiosa Companhia de Jesus, da qual faz parte o papa Francisco. 1590 — O Papa Urbano VII morre 13 dias após assumir como papa. Foi o mais curto papado da história. 1827 – Na Inglaterra inaugurada a 1ª  primeira ferrovia pública a usar locomotivas a vapor, a Stockton and Darlington Railway.   1940 — Alemanha, Itália e Japão,  assinam o Pacto Tripartite, que cria Eixo, derrotado na II Gierra Mundial. 1970 – Aprovado o Estatuto da Organização Mundial de Turismo. 

FOTO DO DIA

Um dos momentos da presença do presidente Getúlio Vargas em Porto Velho em 1940: Entre a tarde de 11 de outubro ao dia 13 houve vários eventos, com desfiles de trabalhadores, visitas a alguns pontos da cidade, inclusive à zona rural. Ao chegar para conhecer o colégio Dom Bosco – prédio ao lado da catedral do Sagrado Coração de Jesus -  dirigido pelos padres salesianos, o presidente e comitiva foram surpreendidos com todos os alunos (àquela altura só do sexo masculino) em formação e uniforme de gala, um deles recepcionando Getúlio (paletó branco à direita) em alto estilo, com a honra da continência.  Funcionando desde 1932, o Colégio Dom Bosco, berço escolar de milhares de jovens rondonienses, passou a aceitar alunas na década de 1990 e fechou suas portas em 2020. (F. acervo Anísio Gorayeb, cedido a Lúcio Albuquerque)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)