Porto Velho (RO) sábado, 17 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE
Dia Nacional do Trânsito. Dia do Rádio e da Radiodifusão. Dia Internacional do Farmacêutico. Dia da Ataxia Dominante – POA.
Católicos lembram São Tomás de Aquino, São Alberto de Jerusalém e São Firmino.
RONDÔNIA
1884 – Nasce Roquete Pinto, médico, antropólogo, membro do grupo científico da Missão Rondon de 1907.
1932 - O Aviso Ministerial n° 518 (Boletim do Exército n° 139), cria os Contingentes Especiais de Fronteira (Porto Velho, Guajará-Mirim e Forte Príncipe da Beira)
1972 – Instalado o juizado de Paz em Vilhena, então ainda distrito de Porto Velho, tendo como juiz de paz o cidadão João Luiz Egert.
BRASIL
1915 – Nasce José Herculano Pires, grande animador do espiritismo no país. 1935 — Assis Chateaubriand inaugura a PRG-3, Super Rádio Tupi (RJ). 1949 – Nasce Clodoaldo, da seleção brasileira tricampeã de futebol. 1955 - Nasce Amyr Klink, navegador brasileiro. 1998 — Em São Paulo, reinaugurado o Museu do Café do Brasil.
FATOS: 275 — Pela última vez, o Senado Romano escolhe um imperador (Marco Cláudio Tácito). 1513 — O explorador espanhol Vasco Balboa vai do Oceano Atlântico ao Pacífico por terra, no Panamá. Em 1906 — Leonardo Torres y Quevedo demonstra o Telekino, o primeiro uso de um controle remoto. 1926 — A Sociedade das Nações (antecessora da ONU) Aprova mecanismo contra a prática da escravatura. Criada a Organização para a Cooperação Islâmica.
FOTO DO DIA
Há 137 anos nascia Edgard Roquette-Pinto, médico, professor, escritor, eugenista, antropólogo, etnólogo e ensaísta, hoje seria chamado “empreendedor” pelo trabalho realizado em prol da rádiodifusão no país – instalou a primeira emissora, a Rádio Sociedade (RJ). Autor de várias obras literárias, a mais importante foi “Rondônia”, fruto de sua viagem no grupo científico da Missão Rondon de 1907. No livro, publicado quatro anos depois da segunda missão, Roquette Pinto propõe fossem chamadas “Rondônia” as terras palmilhadas por Rondon desde o Rio Juruena (MT) ao Rio Madeira (RO), justificando: “Os elementos geológicos, geográficos, botânicos, zoológicos, antropológicos e etnográficos que tal região tem, justificam a criação dessa província antropogeográfica”. Sua obra, Rondônia, é  considerada por estudiosos como tão importantes que chegam a dizer que sem esse livro, “as realizações de Rondon não teriam a dimensão que têm hoje”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de maio de 2025

RONDÔNIA1923 – A prefeitura de Porto Velho envia ao hospital da Candelária   medicamentos para enfrentar o grande número de casos de malária e outra

DEVEZEMQUANDÁRIO - Quem foi ao Tudo Aqui em busca de uma carteira de identidade, saiu revoltado

DEVEZEMQUANDÁRIO - Quem foi ao Tudo Aqui em busca de uma carteira de identidade, saiu revoltado

MUTIRÃO????Quem foi nesta sexta-feira ao tudoaqui da Sete de Setembro em busca de uma carteira de identidade, saiu dali amaldiçoando a propaganda que

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

RONDÔNIA1915 – Pelo decreto o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia cria  a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte.1921 – O

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)