Terça-feira, 22 de junho de 2021 - 10h00
RONDÔNIA
Criados, por leis estaduais, os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis, Vale do Anari e Parecis.
COMEMORA-SE: Dia do Aeroviário. Dia do Orquidófilo, homenagem ao que se dedica ao cultivo das orquídeas. Dia Mundial do Fusca.
Católicos lembram São João Fisher. São Tomás More. São Paulino. São Inocêncio e São Flávio Clemente.
FATOS
1644 — A Congregação para a Doutrina da Fé força Galileu Galilei a negar que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo. 1874 — Inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (RJ) à Europa. 1898 — Nasce Erich Maria Remarque, escritor alemão, autor do clássico “Nada de Novo no Front”. 1919 - Derrotada na I guerra Mundial, a mrinha alemã explode seus barcos. 1936 — Nasce o músico Hermeto Pascoal. 1986 — O argentino Diego Maradona fez o famoso gol da "Mão de Deus", na Copa do Mundo do México. 2000 - A Nasa encontra sinais de água em Marte.
FOTO DO DIA
Início da década de 1980 o governador Jorge Teixeira dá entrevista ao jornalista Enéas Rômulo Araújo, batizado profissionalmente como “Dalton de Franco”, pelo editor da Rádio Eldorado Luiz Rivoiro. Com seu gravador que mais parece um animal pré-histórico, apelidado “tijolão” Dalton quase cai sobre o governador que, conforme a foto pode deixar parecer, estava meio assustado com a pressão, mas não deixou de responder. Dalton trabalhou também nos jornais Alto Madeira e Estadão do Norte. Foi vereador em Porto Velho e deputado estadual na legislatura 1991/95.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO
RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO
RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO
RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo
A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO
RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J