Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE MARÇO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Saúde Bucal, Dia Nacional da Aquicultura, Dia Nacional para o Teatro na Infância e Juventude e Dia Mundial da Felicidade.

Católicos comemoram Santo Ambrósio de Sena, São João Nepomuceno, São Teodósio, São João Ábade

BRASIL

1928 -  Nasce em Rio Branco, AC, José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, o humorista Zé de Vasconcelos, “pai” brasileiro do “stand up comedy”. 1953 – Falece Graciliano Ramos, escritor e jornalista; principal obra foi “Vidas Secas”. 1969 — Criada a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que substituiu a Departamento de Correios e Telégrafos – DCT.

MUNDO

1966 — Taça Jules Rimet, nome dado ao troféu da Copa do Mundo da FIFA até 1970, é roubada em exibição na cidade de Londres. 1987 — O Food and Drug Administration, órgão dos EYUA para área de saúde, aprova a droga AZT no combate a AIDS/SIDA.

FOTO DO DIA

Placa na beira da rodovia BR-364 em Vilhena, fim da década de 1960 a início da de 1970. Em sua primeira passagem pelos sertões no que depois seria a divisa entre os estados de Mato Grosso e Rondônia, Rondon criou um posto telegráfico e o batizou “Vilhena” numa homenagem “ao ex-chefe Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, engenheiro chefe da Organização da Carta Telegráfica Pública, que em 1908, foi nomeado pelo Presidente da República, Diretor Geral dos Telégrafos” (ver mais em http://vilhena.ro.gov.br/). A placa, conforme o historiador Júlio Olivar, tinha uma mensagem clara, pois buscava atrair para aquele planalto investidores, numa típica ação de marketing, citava não fenômenos meteorológicos e “o melhor clima da Amazônia”. Em 1977 Vilhena passou à condição de município de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

RONDÔNIA1947 – Grupo de “avionetas” saídas do Aeroclube de Porto Velho sobre a vila, foi recebido com festejos e discursos ao pousar em Ariquemes.1951

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)