Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Parteira Tradicional, Dia Nacional do Farmacêutico, Dia Nacional do Fusca, Dia Nacional do Queijo.

Católicos lembram São Fabiano e São Sebastião, o santo guerreiro que, na umbanda, é honrado como Oxóssi. 

BRASIL.

1567 — Com apoio de índios, sob comando de Estácio de Sá, as forças portuguesas expulsam os franceses do Rio de Janeiro. 1890 — Oficializado o Hino Nacional do Brasil, composto por Francisco Manuel da Silva. 1917 — Lançado em disco "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado no Brasil. 1941 — Criação do Ministério da Aeronáutica do Brasil. 1951 — Inaugurada a 1ª estação de televisão brasileira TV Tupi (RJ). 1972 - A TV Difusora (RS) faz a 1ª transmissão em cores da televisão brasileira. 1983 – Morre o bicampeão mundial de futebol Mané Garrincha.

MUNDO

1929 — Lançado o primeiro longa-metragem falado filmado ao ar livre, In Old Arizona. 1980 - Os Estados Unidos anunciam o boicote às Olimpíadas de Moscou. 1986 – Nos EUA comemorada primeira vez o feriado em honra a Martin Luther King, Jr., o líder negro de direitos civis.

FOTO DO DIA  

Na faixa o agradecimento do governo do Território ao escritor e jornalista Manoel Rodrigues Ferreira, pelo trabalho por ele realizado em defesa da abertura da rodovia BR-29 (364), em sucessivos artigos publicados em diversos jornais brasileiros e, inclusive, pelo seu empenho em audiência com o presidente Juscelino Kubistchek em que defende a abertura da estrada. Manoel Rodrigues Ferreira, de paletó fechado ao lado do músico Walter Bártolo e do jornalista Euro Tourinho, era um apaixonado pelo Território e pela ferrovia Madeira-Mamoré, sendo de sua lavra as denúncias de que o acervo da extinta ferrovia estava sendo mandado para ser derretido em grandes fornos em São Paulo, denúncias que serviram, em 1981, a que o governador Jorge Teixeira realizasse em Porto Velho um seminário para discutir a questão do espólio da estrada de ferro.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)