Porto Velho (RO) segunda-feira, 7 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2 DE MARÇO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Começa o período de Quaresma, até 14 de abril. Dia Mundial de Oração, Dia Nacional do Turismo.

Católicos comemoram São Simplício, Santa Inês de Praga e Santa Ângela da Cruz. Primeiro dia do 19º mês do calendário Bahá’í; adeptos devem observar jejum do nascer ao pôr-do-sol por 19 dias 

RONDÔNIA

1927 — Nasce Ibrahim Abi-Ackel, ministro da Justiça no Governo Figueiredo que presidiu a instalação do Estado de Rondônia em 1982.

BRASIL

1572 – Falece Mem de Sá, terceiro governador geral do Brasil. 1630 — Holandeses tomam o Forte de São Jorge Velho, Recife. 1897 — Iniciado o 3º ataque da expedição de Antônio Moreira César, contra o sítio de Canudos.   1996 – Acidente aéreo mata o melhor grupo musical da década, o “Mamonas Assassinas” ou os “Garotos de Guarulhos”. 

MUNDO

1886 – Nasce Vittorio Pozzo, italiano, único técnico bicampeão mundial de futebol (1934/38). 1919 – Começa o I Congresso da Internacional Comunista (Komintern).  2004 - A NASA anuncia: a superfície de Marte já teve muita água. 2017 – A tabela Periódica ganha 4 novos elementos: Nihonium (Nh), 113;  Moscovium (Mc), 115; Tennessine (Ts), 117 e Oganesson (Og), 118. 

FOTO DO DIA

Deputado federal por Minas Gerais, Ibrahim Abi-Ackel – na foto, com o governador Jorge Teixeira, foi ministro da Justiça no governo João Figueiredo a quem Ackel representou duas vezes em solenidades em Rondônia, a primeira dia 4 de janeiro de1982, quando da instalação do Estado,  e a segunda dia 6 de agosto de 1983 quando esteve na mesma condição na promulgação da Constituição Estadual. Nessa última solenidade, conforme se ouviu na ocasião, teria sido sua a orientação para que Teixeira comparecesse ao ato, depois de críticas de deputados ao governador que teria “furado” um acordo com um grupo deles e promovido, um dia antes, os distritos de Cerejeiras e Rolim de Moura à condição de municípios. As críticas teriam irritado o governador que decidira não comparecer. Anos depois o presidente da Constituinte, deputado José Bianco, negou ter conhecimento desse acordo, mas eu ouvi de três parlamentares a mesma queixa.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO

RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO

RONDÔNIA1947 – Grupo de “avionetas” saídas do Aeroclube de Porto Velho sobre a vila, foi recebido com festejos e discursos ao pousar em Ariquemes.1951

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)