Segunda-feira, 2 de maio de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE
Dia Nacional do Ex-Combatente (BR). Dia Nacional da Ética. Dia Mundial do Atum (data ONU).
Católicos lembram Santo Atanásio, São Pio V, São Quirino, Beato Pedro Levita
RONDÔNIA
1929 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira é nomeado pelo Governo Federal para comandar o Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio (então Estado de Mato Grosso).
BRASIL
1500 —Pedro Álvares Cabral parte da baía de Cabrália seguindo sua viagem para as Índias. 1932 - Criação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2009 - Morre Augusto Boal, dramaturgo brasileiro, criador do Teatro do Oprimido.
MUNDO
1611 — Em Londres, o Rei Jaime autoriza publicar a versão anglicana da Bíblia. 1933 - A aparição do monstro do lago Ness ganha os jornais pela 1ª vez. 1945 - A União Soviética anuncia a captura de Berlim. 1968 — França: início das manifestações estudantis de Maio de 1968 (o ano que “não terminou”). 1982 — Guerra das Malvinas: o submarino inglês afunda o cruzador “General Belgrano” (ARG), 323 argentinos mortos.
FOTO DO DIA arigós passando no busto de getúlio
1942 – O Brasil estava em guerra com a Alemanha e associados, e milhares de nordestinos – e poucos de outras regiões, atraídos por participar, na Amazônia, do esforço de guerra, produzindo borracha necessária para as tropas Aliadas, aceitaram deixar seus sertões e vir para a Amazônia, muitos para a região do Rio Madeira. As promessas eram muitas, inclusive folclóricas, como a de que aqui “dinheiro dava em árvore”, talvez uma forma poética de explicar que do trabalho na seringa poderiam ter dinheiro. Foi o segundo ciclo da borracha na região e muitos milhares nunca mais voltaram para suas terras, e a todos o Brasil ainda deve muito. Na foto, grupo de “arigós” passa em frente ao busto de Getúlio Vargas na entrada de Porto Velho, na estação da Madeira-Mamoré.
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)