Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021 - 08h23
RONDÔNIA
Em 1919 – Chega a Porto Velho o reverendo Eurico A. Nelson, da Igreja Batista, que realiza o seminário com o tema “Vencer”. Em 1974 – Eleita da primeira diretoria da OAB/RO, sendo eleito o advogado Fouad Darwich Zacharias, que já vinha presidindo a Comissão organizadora.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo. Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Católicos lembram São Simeão, aparentado de Jesus e sucessor de São Tiago Menor no bispado de Jerusalém. São Teotônio e beato João de Fisieole (Fra Angélico)
FATOS
1546 - Morre Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante 1564 – Falece um dos grandes nomes do renascentismo, Michelangelo. 1808 — Dom João VI cria a Escola de Cirurgia da Bahia, primeira escola de medicina do Brasil. 1934 - Noruega promulga lei que permite às mulheres acesso a todos cargos oficiais do Estado e da Igreja. 1942 - O navio brasileiro Olinda é torpedeado ao largo da costa do estado da Virgínia (EUA) por um submarino alemão e isso leva o Brasil a declarar guerra aos nazistas. 1986 – Primeira cirurgia de transplante de fígado no Brasil. O paciente é menino Leandro Batista dos Santos, 2 anos. 1986 – Falece Nelson Cavaquinho, músico brasileiro, autor de clássicos como “Juízo Final”. 2006 – No maior show da carreira do Rolling Stones, a banda tocou para 1,5 milhão de pessoas na praia de Copacabana.
FOTO DO DIA
Na história das religiões em Rondônia, um fato importante marca a data de hoje, 18 de fevereiro: a chegada do pastor Batista Eurico Alfredo Nelson, para realizar um seminário denominado “Vencer”, que teve como palco o prédio chamado “Vaticano”, pertencente à administração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que também foi usado pelos primeiros cultos católicos na cidade que ainda estava se formando. Nelson era um “bandeirante” do evangelho na visão Batista. Fundou a I Igreja Batista de Belém, Manaus e Porto Velho Na esquina das ruas Duque de Caxias com a Presidente Dutra), sendo cognominado pela direção mundial da Igreja Batista como “O Apóstolo da Amazônia”.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO
RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO
RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO
RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo
A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO
RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J