Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 12 DE  ABRIL! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1970 – O governador Marques Henriques recebe a confirmação de que o  Conselho Ferroviário Nacional dera a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Porto Velho e Guajará-Mirim) cuja última viagem aconteceu em 1972.

COMEMORA-SE

Dia do Obstetra. Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado. Dia Nacional do Humorista.  Católicos comemoram São José Moscati, São Zenão, São Júlio. 

FATOS:  1204 -  A 4ª Cruzada entra em Constantinopla.   1915 - Lançamento de "O Vagabundo", de Charles Chaplin, um clássico do cinema mudo. 1931 — Nasce o ator e compositor Chico Anysio. 1933 — Nasce Montserrat Caballé, cantora lírica.   1937 — Frank Whittle (ING) testa o primeiro motor a jato projetado para uso em avião. 1955 — Considerada segura e eficaz, a vacina contra a poliomielite desenvolvida pelo Dr. Jonas Salk. 1961 - Iúri Gagarin (URSS)  é  o primeiro homem a tripular uma nave espacial. Sua frase, dita do espaço: “A Terra é azul”.

FOTO DO DIA

Após duas tentativas fracassadas (Século XIX) a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída (1907/12) devido ao Tratado de Petrópolis, pelo qual a Bolívia cedeu a área do Acre ao Brasil. A EFMM foi o embrião do que hoje é Rondônia, mas há tempos era deficitária e, apesar da ordem de erradicação (1970), continuou circulando entre seus dois pontos, as cidades de Guajará-Mirim e Porto Velho, e só em julho de 1972 o trem apitou pela última vez, na estação Porto Velho. Na foto, convidados indo inaugurar um trecho, provavelmente a Estação Jacy-Paraná, em 1911.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO

RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO

RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO

RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)