Porto Velho (RO) sexta-feira, 16 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 10 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 10 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1959 -  O governador Paulo Nunes Leal manda os funcionários do Território Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, trazer de São Paulo um caminhão, viagem por terra até Cáceres (MT), daí de balsa pelos rios Guaporé e Mamoré até Guajará-Mirim, e pela ferrovia Madeira-Mamoré. Chega a Porto Velho, 40 dias depois, a 19 de novembro. Em 1983 –Ledy Fernandes assume como procuradora geral de Justiça do Estado, primeira mulher a chegar a tal função no país. Em 1989 – Primeira edição do jornal Folha de Vilhena, em Vilhena.

COMEMORA-SE: Dia Mundial do Lions Clube. Dia Mundial da Saúde Mental. Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Católicos lembram São Francisco de Borja, São Paulino e São Daniel.

FATOS: 1826 — Memorial de Abel versando sobre funções transcendentais é apresentado à Academia de Ciências de Paris. 1846 — Tritão, a maior lua do planeta Netuno, é descoberta pelo astrônomo britânico William Lassell. 1913 — Completada a construção do canal do Panamá. 1963 – Morre “A voz da França”, a cantora edith Piaff.  1972 – Nasce Marcelo Negrão, autor do ponto final queem 1992 deu ao Brasil o primeiro título olímpco de vôlei. 1979 – Começa a serr comercializado Um dos mais populares jogos para videogame, o Pac Man.  1985 – Morre Orson Wells, diretor de clássicos do cinema, como cidadão Kane. 1985 – Morre Solomon Burke, que introduziu o ritmo gospel nas músicas sacras. 2003 — Cientistas testam a teoria da gravidade de Einstein através da sonda Cassini. lista e treinador de futebol português. 

FOTO DO DIA: Dia do Lions Clube, uma organização internacional de ajuda e solidariedade humana, com atuação em Rondônia, há muitos anos, através de sedus “leões” e suas “domadoras”. A organização foi fundada nos EUA em 1917 por Melvin Jones. Em 2007 o Lions Clubs International foi escolhido como a melhor ONG do mundo pela ONU, e em 2016 indicado para o prêmio Nobel da Paz 2017. A foto é do início da década de 1970, inauguração da Escola “Jarbas Passarinho”, na colônia agrícola do Candeias (hoje município Candeias do Jamari), construída numa parceria do Lions com os agricultores. Identificados o piloto Dezival Ribeiro dos Reis (1), o jornalista Murilo Aguiar, primeiro diretor da TV-Rondônia (2), o escritor Cláudio Feitosa (3) e o professor Abnael Machado (4), os dois membros da Academia de Letras de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

RONDÔNIA1915 – Pelo decreto o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia cria  a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte.1921 – O

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de maio de 2025

RONDÔNIA1950 – Os rádio técnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam uma empresa com o nome de fantasia “Rádio Caiary”.1950 – Inaugurada uma

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – O Dr. José Adolpho de Lima Avelino foi eleito novo venerável da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “União e Perseverança”, de Porto V

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)