Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 DE JUNHO


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 DE JUNHO - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – Editorial do jornal Alto Madeira, a favor da ampliação da plantação de seringueiras, e de outras atividades econômicas, foi elogiado pelo jornal “Estado de S. Paulo”. 

1948 – O governador Frederico Trotta homenageia personalidades e destaca o médico Joaquim Augusto Tanajura, autor do projeto de criação do município de Porto Velho.

1949 – Começa a construção da sede da Associação Comercial do Guaporé, “um prédio moderno em frente ao mercado municipal” – atual Mercado Cultural.

1968 – O IBRA – Instituto Brasileiro de reforma Agrária cria o Projeto Integrado de Colonização “Ouro Preto”.

1981 – Deputados de Mato Grosso são contrários à criação do Estado de Rondônia, temendo que parte da região de Aripuanã (MT) seja inserida no mapa do novo Estado.

1982 – D. João Batista Costa (1909/96) bispo de Porto Velho desde 1946, tem sua renúncia aceita pelo papa João Paulo II e preside seu último ato oficial, a procissão de Corpus Cristhi.

1986 – Quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia de Letras de Rondônia

HOJE É

Dia do Educador Sanitário. Dia Mundial dos Alcoólicos Anônimos. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Católicos celebram Santo Anjo da Guarda de Portugal, São Landerico,  

BRASIL

1981 — Morre Nair de Tefé (n. 1886), 1ª mulher cartunista no mundo, ajudou a popularizar a música popular brasileira.

MUNDO

1580 — Morre Luís Vaz de Camões (n. 1,524), poeta português autor de Lusíadas. 1.793 -  O museu Jardim das Plantas é inaugurado em Paris, seria depois o 1º zoológico público.  323 a.C. — Morre Alexandre o Grande (n. 356 a.C.), também chamado “Alexandre Magno”. 

FOTO DO DIA

DURA LEX NO GUAPORÉ (VI)

Fui várias vezes ao Guaporé, mas em 2004 tive oportunidade de ter como “cicerone” Walter Bartolo guaporeano desde a década de 1950, deputado constituinte em 1983, ex-prefeito de Ji-Paraná, mais que respeitado no Guaporé, e não só lá, doutor em Festa do Divino.

Em Piso Firme (BOL), Bartolo deu-me uma aula da Festa do Divino, narrando, por exemplo o grupo de fiéis chamados “promesseiros”, pessoas que pedem uma Graça e, alcançada, quando  a igarité vai estacionar em sua vila ou cidade, entram na água e fazem uma guarda de honra.

Em Piso a temperatura estava baixa, e às 17h30 a ronqueira buzinou. Logo várias pessoas correram para dentro da água, mas a igarité teve um problema e só aportou mais de 19 horas. A temperatura estava em 11 graus, e ninguém saiu da água até que o barco estacionasse.

Na Festa, todas as ações são justificadas pelos ensinamentos da bíblia católica. Um exemplo é o ritmo das remadas, todas bem coordenadas, criando um espetáculo de movimentos. Dona Neusa Mendes, fiel da Irmandade, residente em Costa Marques, explicou: “As remadas são feitas em sintonia com o Espírito Santo”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 DE JUNHO

RONDÔNIA1919 – Reivindicando jornada de trabalho de 8 horas/dia sem desconto  em salários, operários da Madeira-Mamoré iniciam uma greve 1938 – Escola

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JUNHO

RONDÔNIA1916 – Trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré criam o primeiro time de futebol em PVh, o União Esportiva.1922 – O agricultor Andrea

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE JUNHO

RONDÔNIA1921 – Com 64 atores, o Clube Internacional apresenta a peça “Com eira e com beira”, com renda para construção da sede loja maçônica “União e

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JUNHO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JUNHO

RONDÔNIA:1946 – Indicado pelo governador Aluízio Ferreira, Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território Federal do Guaporé.1947 – Há uma sema

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)