Segunda-feira, 1 de agosto de 2022 - 06h05

HOJE É
1843 – Dia do Selo Postal Brasileiro - publicação do primeiro selo no Brasil, o “Olho de Boi”. Dia do Poeta de Literatura de Cordel. Dia Mundial do Aleitamento Materno. Dia Nacional do Maracatu .
Católicos celebram Santo Afonso de Ligório, Sete Irmãos Macabeus, São Pedro Fabro
RONDÔNIA
1910 – Por determinação do sanitarista Oswaldo Cruz, a construtora da Madeira-Mamoré inicia a campanha de quininização compulsória dos trabalhadores nos acampamentos, para prevenir ocorrências de malária. 1902 - Criação do Parque Nacional da Serra da Cutia em Rondônia. 1912 – A ferrovia Madeira-Mamoré é inaugurada.
BRASIL
1843 – O Brasil passa a ser o segundo país a lançar o selo em correspondências, as series Olhos De Boi (1843), Inclinados (1844), Olhos De Cabra (1850) e os Olhos De Gato (1854). 1993 – O Cruzeiro Real é a nova moeda brasileira, substituindo o Cruzeiro; as velhas notas são carimbadas com o novo nome.
MUNDO
1907 – Na Inglaterra, coordenado pelo inventor do escotismo, Baden-Powell, e com 20 participanges, acontece o primeiro acampamento escoteiro da história. 1971 — O Concerto para Bangladesh, organizado pelo ex-Beatle George Harrison, é realizado no Madison Square Garden, em Nova York.
FOTO DO DIA
O pioneiro de Vila Rondônia (Ji-Paraná) Roberto Jotão Geraldo, na década de 1960 praticamente “fundou” o 2º distrito da Vila, instalando um posto de combustível, um hotel, e ficou. Em 1982 foi o 1º prefeito eleito de Ji-Paraná. O falecido jornalista (jornal Alto Madeira), Vinícius Danin contava: “Eu não o conhecia e muita gente só falava mal, que ele era grandão e desordeiro” (na época não havia telefone na Vila, e um carro levava até uma semana até Porto Velho). “Eu batia forte – dizia Danin – e uma tarde estava sozinho na redação, quando apareceu um cara muito forte e alto, dizendo: “Boa tarde, eu sou o Jotão. O que o senhor tem contra mim?”. Danin: “Tremi nas bases, mas ao fim ficamos amigos” (o jornalista João Tavares, já falecido, contava: “O Danin tremeu quase uma semana”). Agora, aos 82 anos, conforme o jornalista Roberto Gutierrez, “ele está construindo um barco para pescar no Rio Machado”. (F. Jotão com o ex-governador José Bianco)
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)