Porto Velho (RO) quinta-feira, 3 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 6 de setembro - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 6 de setembro - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1867 – Sob pressão internacional, o Governo brasileiro abre a navegação do Rio Amazonas aos barcos de todas as nações. 

1917 – A Assembleia Legislativa do Amazonas autoriza a prefeitura de Porto Velho a conseguir empréstimo de 300 contos de réis junto à rede bancária, para obras na cidade. 

1925 – A prefeitura de Porto Velho comunica que o prazo de pagamento da 2ª parcela do Imposto Predial acaba dia 30.

1967 – Circula o 1º número do jornal “O Combatente”, dirigido pelo jornalista Inácio Mendes. 

1983 – Escolhidos o hino, o brasão e a bandeira de Porto Velho: os dois primeiros de autoria do poeta e escritor Cláudio Feitosa, e o hino do poeta e escritor Antônio Cândido. 

1983 – Regida pelo sargento Samuel, a banda de música da Polícia Militar faz retreta na praça “Rondon”, o que não acontecia desde a década de 1950, quando ainda era Guarda Territorial.

1990 – A Câmara Municipal derruba o veto do prefeito Chiquilito Erse ao projeto do vereador Valter Canuto, isentando de tributos agricultores que abastecem as feiras de Porto Velho.

HOJE É

Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional. Dia Nacional do Alfaiate. Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher. Dia do Sexo Seguro. 

Católicos celebram São Zacarias - Profeta,  São Onesíforo, São Liberato de Loro, 

BRASIL

2018 – Candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro é esfaqueado durante comício de campanha, por um “lobo solitário”. 1913 – Nasce Leônidas da Silva (m. 2004), “pai” da bicicleta no futebol.  

MUNDO

1860 – Nasce Jane Addams (m. 1935). Pacifista, em 1931 recebeu o Nobel da Paz. 1997 — 2,5 bilhões de pessoas assistem ao funeral da princesa Diana (n. 1961) 

FOTO DO DIA

UMA HISTÓRIA + Q CONFUSA (VI)

Em 1943 o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé, nomeando governador o major Aluízio Ferreira (FOTO), que desde 1931 era o diretor-geral da EFMM. “Ele casava e batizava”, frase que ouvi de muitos.

Em 1945 Porto Velho tinha em torno de 9 mil habitantes. O sumiço do tenente Fernando atraiu jornalistas do Rio de Janeiro, então capital do país, onde a família do oficial residia. A cidade só tinha 2 meios de comunicação, o telégrafo e o rádio da 3ª Cia de Fronteira, além do jornal, o “Alto Madeira”. 

O capitão Gerson, herói da FEB e irmão do tenente, trouxe policiais e soldados do EB do Rio de Janeiro. A contratou mateiros, mas não aceitou o jornalista Euro Tourinho na caravana. As denúncias de torturas foram imensas

Walter Bartolo: “A mãe dele e do tenente chorou, pedindo que não torturassem mais ninguém, mas não adiantou. Prenderam 2 irmãos sitiantes e um, depois de muito apanhar, acusou o outro de matar o homem pensando ser uma anta”

Os 2 foram julgados na 8ª Região Militar (Belém), e absolvidos”.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 2 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 2 DE JULHO

RONDÔNIA1912 – Instalação do município de Santo Antônio do Rio Madeira, extinto em 1945.1925 – A Superintendência (Prefeitura) Municipal de Porto Velh

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 DE JULHO

RONDÔNIA1912 – Passa a valer o contrato entre o Governo brasileiro e a The Madeira-Mamoré Railway Limited, ficando a contratada o direito de exploraçã

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Na tela do cine “Phoenix” (PVh) dois filmes de “alta qualidade”, “Mocidade e Loucura”, e o segundo, “Mocidade e Leviandade”.1931 – A di

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO

RONDÔNIA1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), o 1º  bispo da diocese de Guajará-Mirim, onde chega em 1930. D. Rey é citado co

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)