Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 4 de julho de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 4 de julho de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. 

1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa.

1943 – Racionamento da venda de “carne verde” – carne de gado, em Porto Velho devido a problemas de transporte dos animais desde a Bolívia. 

1953 – O governador do Território Jesus Bularmaqui Hosana instala a fazenda “Pau d’Óleo”, no Rio Guaporé, para criação de búfalos.

1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364. 

1985 – Rondônia terá mais 4 municípios (Nova Brasilândia, Santa Luzia, Alvorada do Oeste e Alta Floresta), conforme acerto entre o delegado do IBGE Glaber Magalhães e o governador Angelo Angelin.

1988 - Em nome da OAB/RO, os advogados Heitor Magalhães, Juvenal Sena e Juscelino Amaral, cobram explicações da Secretaria de Segurança sobre a morte de um suspeito do assassinato do advogado Agenor Carvalho.

HOJE É

Dia do Operador de Marketing. Dia de Fritar Ovos na Calçada. 

Católicos celebram Santa Isabel de Portugal, Santo Ulrico, beato Pier Giorgio, 

BRASIL

1959 – Maria Esther Bueno é a 1ª pessoa brasileira a vencer Grand Slam de tênis, em Wimbledon. Santos Dumont voa em Paris a bordo do seu primeiro balão o Brésil.

MUNDO

1934 – Morre Marie Curie (n. 1867), cientista, única pessoa a ganhar 2 prêmios Nobel (Física, 1903 e Química, 1911). Em 1837 — Inaugurada, na Inglaterra, a ferrovia  Birmingham/ Liverpool, a 1ª de longa distância do mundo.

FOTO DO DIA

FAZENDO FALTA (III)

Menino, vendia no Mercado Público, sacos, feitos de sacos de cimento, para ajudar no “de comer”. Foi na oficina do Alto Madeira que o editor João Tavares o apelidou “Catraca”, porque falava muito.

Foi operador de som da rádio Caiari. Em “A Tribuna”, por sugestão do diretor Rochilmer Rocha inaugurou a coluna “Atraca”, daí veio o personagem “Zé Catraca”, sugestão do editor do Diário da Amazônia Valdir Costa. 

Ativista cultural, jornalista, escritor, músico, amo de boi, fundador do “Flor do Maracujá” e da “Banda do Vai Quem Quer”, membro da Academia Rondoniense de Letras, a lista é grande.

Sua assinatura está em 2 marcos da música rondoniense, o “grito de guerra” da “Banda do Vai Quem Quer” e o clássico enredo da “Escola de Samba Pobres do Caiari”, o “Ceará de Iracema” (*).

No dia 30 de outubro de 2021, Sílvio de Macedo – Zé Catraca – Santos, fiel de Nossa Senhora de Fátima nos deixou, tristes a cultura, a história e a amizade.

*) https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/silvio-santos/de-como-surgiu-o-enredo-e-o-samba-ceara-de-iracema 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência

DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte

DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte

LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)