Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 4 de dezembro – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 4 de dezembro – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1947 – O Governo Federal está enviando CR$ 300 mil para construção de uma maternidade e um centro de puericultura em PVh, conforme o governador Frederico Trotta.

1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo. 

1981 – O vereador Osmar Costa quer saber onde está a verba que a Sudeco direcionou, para obras na estrada Vilhena/Colorado/Cerejeiras, mas, acusou, nada foi feito.

1985 – Já está no TJ o inquérito que apura o assassinato da  copeira da SSP /RO num tiroteio entre o delegado Mauro Gomes e o agente Walter Nery. O autor do tiro foi o delegado, conforme relatório.

1987 – Com um contingente pequeno e uma enorme área para fiscalizar, a Polícia Rodoviária Federal precisa de mais agentes, reconheceu o adjunto do NPRF/RO.

COMEMORE

Dia do Orientador Educacional. Dia do Perito Criminal Oficial. Dia do Pedicuro. Dia Mundial da Propaganda.

Católicos celebram São João Damasceno, Santa Bárbara (Iansã e Oya, na Umbanda e Candomblé) 

BRASIL

1810 – O rei Dom João VI cria no Rio de Janeiro a Academia Real Militar, atual Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

MUNDO

1563 — Iniciado em 1545, acaba o Concílio de Trento. Decisões principais: reafirmação dos dogmas da fé católica e da liturgia. 1791 – Publicado na Inglaterra o “Britain’s Observer”, o 1º jornal no mundo a circular aos domingos. 

FOTO DO DIA

NOS TEMPOS DE ANTIGAMENTE...

Funcionando desde 1961, a Rádio Caiari abriu aos portrovelhenses um mundo, oferecendo um som limpo, o que não havia antes, nos poucos rádios-receptores de então, cujo som era cheio de ruídos e chiados. 

A Caiari logo ganhou a preferência local, alguns dos locutores, como Osmar Vilhena, eram da extinta Rádio Difusora do Guaporé, além de novos programas como Avisos para o Interior etc. Um nome novo foi o do – depois importante jornalista – Zé Catraca, no programa o “Telefone para o 272 (*) e peça a música”

O Zé, falecido em 2021, contava “causos”, um deles era do seu programa. Na época a pessoa ligava para qualquer número local, mas a passagem para onde se pretendia falar era via telefonista, na mesa telefônica da Centel.

“Mas se a telefonista não gostasse de quem ligava ou do destinatário, dizia que a linha estava ocupada, e quem telefonava para o 272, achava que eu é que não queria botar a música”, contava, rindo, o Zé.

(*) Na época eram poucos os aparelhos telefônicos e a numeração era assim. 

F. A Centel atendia com esse tipo de mesa telefônica.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)