Quarta-feira, 29 de maio de 2024 - 07h55
RONDÔNIA
1921 – O Centro Espírita “Irmã Carita” lança o 3º número do jornal “A Luz da Verdade”, tendo como editor o jornalista Cincinato Ferreira.
1947 – A prefeitura (PVh) informa a proprietários de veículos que será lançada campanha de apreensão c aso não quitem os tributos respectivos.
1955 – O TSE não acata recurso do candidato Aluízio Ferreira, buscando a 3ª eleição seguida, pedindo a anulação de uma urna alegando fraude, mantendo a vitória de Joaquim Vicente Rondon como deputado federal.
1957 – Relatório do deputado federal Joaquim Durval (RS) recomenda à Caixa Econômica Federal agilizar instalações de agências em todos os Territórios Federais.
1982 – O deputado federal Antonio Morimoto (SP), vetado pelo governador Jorge Teixeira na lista dos nomes do PDS ao Senado, vai à convenção do partido tentar a vaga.
1983 – O município de Porto Velho já é o 2º destino de migrantes que chegam a Rondônia, dia relatório do Cetremi, órgão responsável pelo acompanhamento da migração. O líder é Cacoal.
1987 – O governador Jerônimo Santana e o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Clemenceau Maia “fumam o cachimbo da paz”, depois de vários dias de atritos.
1998 – O escritor e primeiro administrador de Vila Rondônia, Abel Neves, falece em Ji-Paraná.
HOJE É
Dia Mundial da Energia. Dia do Geógrafo. Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU. Dia do Estatístico. Dia do Ibgeano. Dia Mundial da Saúde Digestiva.
Católicos celebram Santa Úrsula Ledochowska, São Paulo VI, São Maximino, São Guilherme de Tolosa
BRASIL
2008 – O STF liberam o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. 1918 – Extinta a Guarda Nacional, uma força paramilitar do país.
MUNDO
1513 - Bula do Papa Paulo II proíbe a escravização dos índios. 1919 — Ao observar variações na posição de estrelas na eclipse solar total Albert Einstein (1879/1955) confirma a teoria da relatividade. 1953 - Os alpinistas Norgay e Edmund são os primeiros homens a alcançar o topo do Monte Everest.
FOTO DO DIA
OS LIVROS (DE MEMÓRIA) DO ABEL
Autor de 2 livros sobre sua vivência amazônica, o paraibano Abel Neves, “escrevendo de memória”, como lembrou o jornalista Abner Lima, fatos que vivenciou como seringueiro, garimpeiro, político e líder comunitário.
Além de “Lendas e fatos da Amazônia”, Abel é autor de “A Caminho de Ji-Paraná”, do qual diz Abner Lima: “Um livro com fatos vividos por um homem que jamais pensou em escrevê-los”.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO
RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz