Porto Velho (RO) segunda-feira, 12 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 29 de maio de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 29 de maio de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1921 – O Centro Espírita “Irmã Carita” lança o 3º número do jornal “A Luz da Verdade”, daquele centro, tendo como editor o jornalista Cincinato Ferreira.

1957 – Relatório do deputado federal Joaquim Durval (RS) recomenda à Caixa Econômica Federal agilizar instalações de agências em todos os Territórios Federais. (AM)

1998 – Morre escritor e primeiro administrador de Vila Rondônia, Abel Neves, falece em Ji-Paraná (45)

1982 – O deputado federal Antonio Morimoto (PDS-SP), vetado pelo governador Jorge Teixeira na lista dos nomes do PDS-RO ao Senado, vai à convenção do partido tentar a vaga. (AM),  

1987 – O governador Jerônimo Santana e o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Clemenceau Maia, “fumaram o cachimbo da paz”, depois de vários dias de atritos. 

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Energia. Dia Internacional dos Soldados da Paz (ONU).  Dia do Geógrafo, Dia do Estatístico, Dia do Ibgeano, Dia Mundial da Saúde Digestiva. 

Católicos celebram Santa Úrsula (fundadora da Congregação Ursulinas), São Paulo VI, São Maximino

BRASIL

2008 – O STF autoriza liberação do uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. 1918 - A Guarda Nacional do Brasil, uma força paramilitar, é extinta. 1925 — Sai de Londres para o Brasil o britânico Percy Harrison  Fawcett,  desaparecio em Mato Grosso. 1934 – Criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – IBGE.


MUNDO

1453 —A Queda de Constantinopla, pelas forças turcas, fato tido como fim do feudalismo.  1913 — O balé de Igor Stravinski “A Sagração da Primavera” estreia em Paris, com escândalo, pela “coreografia provocante”. 

FOTO DO DIA

MORIMOTO – APELO EM VÃO

Em 1982 Rondônia, sua primeira eleição estadual, para inclusive eleger 3 senadores, seriam três votos por eleitor, e o partido governista, o PDS, tinha 8 pretendentes. Oficialmente, por decisão da cúpula pedessista, o governador Jorge Teixeira recebeu a incumbência de indicar os três candidatos ao Senado. 

Teixeira reuniu todos num jantar, e um dos cinco “excluídos”, o então deputado federal por S. Paulo Antonio Morimoto, mas residente em Vilhena, protestou, brandindo convite feito, segundo ele, por Teixeira, garantindo-lhe uma das vagas ao Senado, e, mesmo sabendo que dificilmente teria sucesso, foi à convenção do PDS pedindo a indicação de uma segunda legenda da qual ele participaria, sendo negado.

Ouvi algumas pessoas presentes à reunião e tive duas versões: 1) “Antes do governador entrar na sala ele confirmou que o Morimoto seria candidato”. 2) “O Zé Renato disse ao Teixeira que o Morimoto facilitava os projetos do Guedes” (Humberto Guedes, antecessor de Teixeira), e isso teria sido a pá de cal.

“Eu defendia os projetos do Guedes porque tinha interesses em Vilhena e pretendia mudar para o Território”, explicou Morimoto (DIR), na foto defendendo sua proposta na convenção.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA Bom dia  12 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA Bom dia 12 de maio de 2025

RONDÔNIA1897 – Nasce o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro administrador brasileiro da Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território do Gu

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE MAIO/2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE MAIO/2025

RONDÔNIA1919 – A pedido de Candido Rondon, que vem pelo Rio Guaporé, o coronel Paulo da Cruz Saldanha sai de Guajará-Mirim levando mantimentos para a

O DIA NA HISTÓRIA   BOM DIA 10 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de maio de 2025

RONDÔNIA1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produçã

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)