Domingo, 28 de maio de 2023 - 06h05

RONDÔNIA
1922 – A mesma edição do jornal Alto Madeira com duas convocações: 1) reservistas das classes de 1892 a 1899 para apresentação na prefeitura; 2) membros da Loja Maçônica União e Perseverança, para “sessão de Instrucção”.
1941 – Chega a Porto Velho, contratado para trabalhar na EFMM, o engenheiro Joaquim de Araújo Lima, que depois seria governador do Território (1948/51) e autor oficial do Hino de Rondônia.
1981 - Em Brasília, onde assistiu o presidente João Figueiredo autorizar o programa Polonoroeste, o governador Jorge Teixeira diz: “O Território está pronto para o Estado”.
1984 – O jornalista João Tavares confirma: a Avenida Presidente Kennedy agora é “Governador Jorge Teixeira”, projeto do vereador Lucivaldo Souza, assinado pelo prefeito Tião Valladares.
COMEMORA-SE
Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, Dia Internacional do Brincar, Dia Mundial do Hamburguer, Dia do Ceramista,
Cristãos celebram Festa de Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo). Católicos celebram São Germano de Paris, São Guilherme de Toloza
BRASIL
1954 — Nasce João Carlos de Oliveira, o João do Pulo (m. 1999) o ex-recordista mundial do Atletismo – salto triplo.
MUNDO
585 a.C. — Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, para muitos a data de fundação da Filosofia ocidental. 1937 — Fundação da Volkswagen, fabricante de automóveis alemã. 1962 – O Chile é sacudido por um terremoto, 2 dias antes de sediar a Copa do Mundo. 2002 — Removida a última viga de aço no local original do World Trade Center, (Torres Gêmeas).
FOTO DO DIA
FESTA DO DIVINO (III)
Há alguns dias inseri 2 textos sobre a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo, trazida de Cuiabá, que chegou ao que é hoje Rondônia em 1894, vinda de Cuiabá, e alguns leitores pediram mais informações.
A Festa ficou algum tempo sem ser realizada, devido a divergências, só voltando nos anos 1930 quando o bispo D. Francisco Xavier Rey assumiu a diocese de Guajará-Mirim (de Guajará-Mirim à divisa com Mato Grosso), apaziguou os dois lados, criou o Estatuto da Irmandade do Divino Espírito Santo no Rio Guaporé, aplicado há mais de 80 anos, evento aberto a todos, independente de raça, cor, condição social ou econômica.
Como em todos os locais onde é realizada, a Festa, em Rondônia, tem símbolos específicos: a Coroa, o Cetro, a Bandeira e o Mastro. “As práticas religiosas (Alvoradas, Novenas, Missa, Batizados, Romaria, Procissão, Promessas, Fitas Votivas, Vigílias e Ritos) e profanas (danças, comidas e cantorias), a cultura imaterial). (*)
(*) REVISTA VEREDAS AMAZÔNICAS – JANEIRO/JUNHO – VOL. 4, Nº 1, 2015. ISSN: 2237- 4043 49
(Foto – Promesseiros mergulhados na água: emoção da chegada do Divino numa comunidade guaporeana)
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)