Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 26 de janeiro de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 26 de janeiro de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1949 – Orientados pela professora Felicidade Souza, foi diplomada a turma de 14 novos datilógrafos na escola “Caiari”, em ato que contou com a presença do governador Araújo Lima.

1950 – A polícia tenta encontrar quatro adolescentes, todos em férias que, levando rancho e uma lanterna, pegaram uma canoa no porto da EFMM e sumiram no Rio Madeira.

1985 – Sempre contrário à ideia de Rondônia ter mais governadores nomeados, o ex-deputado Jerônimo Santana (PMDB), quer indicar o governador a ficar no cargo até à posse do a ser eleito ano que vem. (AM)

26 – 1989 – Mesmo sem a prefeitura ter cumprido sua parte, a Associação Comercial de Rondônia já iniciou a reforma da Praça “Jonatas Pedrosa”, nome do criador da cidade de Porto Velho. 

1990 – O governador Jerônimo Santana vai ficar 12 dias na Europa, de onde pretende trazer projetos para aplicar em Rondônia. (Ass ACR)

HOJE É

Dia Nacional da Gula.

Católicos celebram Santa Paula, São Timóteo, São Tito 

BRASIL

1500 — O navegador Vicente Yáñez Pinzón é o primeiro europeu a registrar o que depois seria o Brasil. 1654 - Holandeses se rendem no Recife. 1980 — Para se apresentar no Brasil, Frank Sinatra teve de usar o Maracanã: cantou para 175 mil pessoas. 

MUNDO

1564 - Concílio de Trento define a distinção entre catolicismo romano e protestantismo.  1905 — Encontrado o maior diamante do mundo, o Diamante Cullinan, de 3106 quilates na África do Sul. 

FOTO DO DIA

BASA – 82 ANOS DE VIDA

A invasão japonesa à região produtora de borracha no Oriente, deu uma sobrevida aos seringais nativos da Amazônia para produzir e abastecer os Aliados do produto, considerado vital para o sucesso da Guerra, o que gerou o Acordo de Washington  (Brasil e Estados Unidos).

Um item daquele documento gerou um banco de caráter regional, o Banco de Crédito da Borracha, que em 1950, passava a ser o Banco de Crédito da Amazônia e, 16 anos depois, Banco da Amazônia.

Nessa nova fase, o banco que surgiu para dar suporte financeiro à produção da borracha, “assume o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal, já com o nome de Banco da Amazônia” (*).

No Basa, atualmente, tem destaque a aplicação do FNO, programa federal que é importante parceiro do desenvolvimento dos sete estados da Região Norte do país, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

(*) https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=442482

F. Agência do Basa em 1944 – Porto Velho – ACERVO Aldemir Courinos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)