Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 - 07h26

RONDÔNIA
1909 – Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antonio.
1919 – O jornal Alto Madeira lança o concurso “A Senhorita mais bela de Santo Antônio”, cidade a 7 KM de Porto Velho.
1938 – O capitão Aluízio Ferreira é aceito como aluno da Escola de Armas do Exército.
1982 – Em entrevista o governador Jorge Teixeira fala de seus projetos, e que pretende atender aos apelos das lideranças portovelhenses que se sentem abandonadas pelo Governo.
1982 - Duas declarações de Teixeira: 1) O Amazonas será redividido e criados 4 Territórios; 2) O Banco de Rondônia, Beron, será inaugurado, na festa do 1º ano do Estado, dia 4 de janeiro.
1987 – O Hospital de Base, em Porto Velho, está abandonado com os funcionários em greve por falta de salários, enquanto o lixo e móveis imprestáveis tomam conta dos vários prédios do HB.
1983 – A delegacia da Receita Federal anunciou que em 1983 foram arrecadados 381 milhões de cruzeiros, de impostos pagos sobre o ouro retirado do Rio Madeira.
1987 - A Câmara Municipal concedeu ao historiador e jornalista Esron Penha de Menezes o título de “Cidadão Honorário de Porto Velho”.
HOJE É
Cristãos celebram nascimento de Jesus.
Católicos celebram Santa Anastácia,
BRASIL
1881 — Primeiro voo no Brasil, em Belém, de um balão dirigível, Le Victoria, e segundo voo no mundo por Júlio César Ribeiro de Sousa (1843/1877). 1895 – Morre Raul Pompeia (n. 1863), autor de “O Ateneu”, “Uma Tragédia no Amazonas” etc.
MUNDO
320 – Igreja Católica institui a data do nascimento de Jesus Cristo. 1991 – Fim da URSS e início da Federação Russa. 1977 – Morre Charles Chaplin (n. 1887), principal ator da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica.
FOTO DO DIA
DURA MISSÃO
Desde quando começou a colonização pela BR-364, com a chegada de milhares de famílias todos os anos, e a cada ano aumentando mais esse número, lideranças de Guajará-Mirim e de Porto Velho se mobilizaram cobrando do governo do Território obras e investimentos.
Com as cobranças das comunidades que se fortaleciam ou se formavam, situação que apareceu a partir do 2º governo Marques Henriques, e se estendeu até criação do Estado como entendeu Jorge Teixeira ao anunciar mais atenção aos municípios antigos, Porto Velho em Guajará-Mirim.
A queixa já vinha da década de 1960, quando em Vila Rondônia (Ji-Paraná) se constituiu a Sociedade de Amigos de Vila Rondônia, Savir, que em razão disso teve vários ganhos, como conta Abel Neves em “A Caminho de Ji-Paraná”..
O governador Humberto Guedes (1975/79) admitia que a migração destruía qualquer planejamento e deixava o caixa vazio e, mesmo não admitindo ter sido erro de planejamento, levou Guedes a reconhecer que poderia ter atendido melhor os dois mais antigos.
Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

ESPORTE NA PAUTA - COPA DO BRASIL
Disputada em jogos de ida e volt, a 6ª fase da Copa do Brasil começa só em agosto e as partidas serão: Palmeiras x Fortaleza, Vasco x Fluminense, Int
Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)