Terça-feira, 24 de dezembro de 2024 - 07h21
RONDÔNIA
1914 – O governador (AM) Jonatas Pedrosa nomeia o major Fernando Guapindaia de Souza Brejense superintendente (prefeito) de Porto Velho, e os intendentes (vereadores) do Conselho Municipal (Câmara): José J. Braga Vieira, José Camargo, Luzitano C. Barreto, Manoel Félix de Campos e Antônio Sampaio; Suplentes Aderico Castilho, Achiles Reis, Horácio Bilhar, Alfredo Carvalho e José Pontes. do município de Porto Velho.
1953 – O boliviano Alberto Gutierrez, que denunciou uma falsa “República Socialista do Guaporé”, causando até a exoneração de um governador e prisão de várias pessoas, será julgado pelo STM.
1954 – Joaquim Vicente Rondon com 3.282 votos é o novo deputado federal do Guaporé.
1981 – O ministro da Justiça Abi-Ackel representará o presidente João Figueiredo na instalação do Estado, dia 4 de janeiro.
1.982 – Pelo rádio, Teixeira cobra “a responsabilidade de cada um no futuro de Rondônia”.
1990 – No próximo dia 28 os membros da “Caravana Ford” relembrarão os 30 anos da viagem de dois meses eu garantiu a conclusão da BR-364.
HOJE É
Dia do Órfão (BR).
Católicos celebram Santa Tarsila, Santa Irmina, Santa Paula Isabel Cerioli,
BRASIL
1938 - Inauguração da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. 1999 — Morre o presidente João Baptista Figueiredo (n. 1918), que assinou a lei criando o Estado de Rondônia. No estado do Pará, o projeto da Fordilândia foi oficialmente encerrado.
MUNDO
1734 - Publicação das “Cartas Filosóficas” de Voltaire. 1968 — Programa Apollo: a tripulação da Apollo 8 entra em órbita ao redor da Lua, tornando-se os primeiros humanos a fazê-lo.
FOTO DO DIA
Em entrevista a uma emissora de rádio o governador Jorge Teixeira repetiu frases que já disse várias vezes, mas especialmente uma cobrança importante, direcionada a cada rondoniense, nativo ou não.
Ele destacou ser necessário que todos, em suas várias atividades pessoais e sociais, considerem a “a responsabilidade que assumimos a partir de agora, povo e governo, com o futuro de Rondônia”.
Lembrou que uma parte significativa do que ele pregou sempre, que viera para Rondônia com “a missão de transformar o Território em Estado”, o que foi uma espécie de mantra em discursos vários.
Destacou que serão bem-vindos odos os que chegarem e que em Rondônia ainda há espaço para muitos os que queiram contribuir com a construção do Estado, e que o Estado não foi uma obra feita por um só.
Lembrou que no projeto de seu governo as próximas metas serão a implantação da Universidade Federal, o asfaltamento da BR, o fortalecimento dos municípios e o funcionamento da hidrelétrica. (F. Machado)
O DIA NA HISTÓRIA 7 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1922 – Volta a ser instalada, de forma definitiva, a Comarca de Porto Velho.1940 – Morte no Carnaval: assustado com um folião, garoto de 10 an
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA, 5 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA1942 – A Panair do Brasil vem a Porto Velho uma equipe verificar as condições de operações na região.1954 – O seringalista Octávio Reis contra
O DIA NA HISTÓRIA 4 de janeiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA1890 – Pelo Decreto-Lei nº 31 o governador Augusto Ximenes de Velleroy (AM) cria o município de Humaitá, de onde foi desmembrada a área para f
O DIA NA HISTÓRIA 3 de fevereiro de 2025 – BOM DIA
RONDÔNIA – Porto Velho1911 – Chega a Santo Antônio o navio “Satélite”, despejando na cidade mais de 200 homens, quase todos pesos na Revolta da Chibat