Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.


1940 – O governo federal designa o major Aluízio Ferreira para comandar o mapeamento da futura rodovia Porto Velho a Vilhena, e verificar se existem ou não as minas de Urucumacuã. 

23 – 1941 – O consulado da Bolívia publica convocação a todos naturais do país, na faixa de 19 anos, que devem retornar para cumprir o serviço militar.

1949 – O prefeito de Guajará-Mirim, George Oliver pede que o governador Araújo Lima libere logo, do orçamento do Território, recursos para construir o hospital daquele município.

1983 – O público não teve acesso ao interrogatório de acusados da morte do comprador de ouro Assis, que tem, dentre acusados, vários policiais.

1990 – A decisão do TSE, autorizando eleitor em trânsito, no próprio Estado, a votar, foi criticada pelo deputado federal Arnaldo Martins, que considera isso incentivo à fraude.

HOJE É DIA

Dia Nacional do Surdo-mudo. Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. Dia Internacional e Nacional do Rotariano. 

Católicos celebram Santa Josefina Vannini, São Policarpo de Esmirna,  

BRASIL

1901 — Criação do Instituto Butantan (SP), o maior produtor de imunobiológicos e biofarmacêuticos da América Latina.

MUNDO

1455 – Publicada a Bíblia de Gutenberg, o 1º livro ocidental impresso com tipo móvel (levou 5 anos para ser impressa). 1765 – O químico e físico inglês Henry Cavendish descobre o hidrogênio. 1905 – O Rotary Club é fundado em Chicago. 1954 — A primeira inoculação em massa de crianças contra a poliomielite com a vacina Salk.

FOTO DO DIA

PRELAZIA CHEGA AO CENTENÁRIO

A comunidade católica de Porto Velho se prepara para comemorar o 1º centenário da Prelazia Nullius de Porto Velho, cuja data maior será a 1º de março de 2025, mas instalada pelo bispo do Amazonas, d. Pedro Massa, a 25 de julho daquele ano.

A terminologia Nullius é anterior ao Vaticano II, e denominava-se prelazia nullius, uma forma abreviada de prelazia nullius dioeceseos (de nenhuma diocese). 

A prelazia, a partir de 1946 administrada pelo bispo Dom João Batista Costa, passou à condição de diocese e, a 12 de outubro de 1982 foi nomeada arquidiocese, tendo como primeiro arcebispo dom José Martins da Silva, depois dom Moacir Grechi, dom Esmeraldo, sendo o arcebispo atual dom Roque Paloschi.

Fazem parte da Arquidiocese o município de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias, Cujubim, Itapuã, Machadinho, Monte Negro, Rio Crespo, Anari e Porto Velho. São 26 Paróquias e 04 Áreas Missionárias (Alto e Baixo Madeira, São João Batista, Vista Alegre do Abunã e N. Sra. Aparecida da Vila DNIT) e mais de 900 comunidades. (*)

(*) https://arquidiocesedeportovelho.org.br/paroquias/ 


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA   BOM DIA 10 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de maio de 2025

RONDÔNIA1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produçã

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)