Terça-feira, 22 de agosto de 2023 - 06h03

RONDÔNIA
1918 – Pronta a programação da Independência, com show pirotécnico, desfile infantil, baile de gala, sessões de cinema.
1946 – O “cinesífero” Antonio Acilon, vulgo “Bolinha”, foi multado por dirigir seu veículo a “mais de 50 Km por hora”. A nota não explica como foi feita a medição.
1967 – O advogado Acyr Bernardes denunciou que seu cliente, preso e depois liberado pela Polícia Federal, tem agora impotência funcional dos membros inferiores, dentre outras marcas físicas.
1981 – O governador Jorge Teixeira não pretende disputar o governo do Estado, caso a Lei criando o Estado inclua essa eleição ano que vem, e permita que ele seja candidato.
1981 – Para o advogado Álcio Pessoa, se a Lei de criação do Estado permitir nomeação de desembargadores pelo governador, “isso vai tirar a independência do Judiciário”.
1987 – O Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, ameaça cortar verbas para as obras da BR-364, se não forem atendidas medidas ambientais constantes no projeto base.
COMEMORE
Dia do Educador Especial. Dia do Supervisor Escolar. Dia Internacional do Folclore. Dia do Supervisor Escolar. Dia do Coordenador Pedagógico
Católicos celebram Nossa Senhora Rainha. São Timóteo da via Ostiense, São Sinforiano de Autun, São Felício Benício
BRASIL
1976 – Morre o ex-presidente Juscelino Kubitschek (n. 1902), para muitos, o “pai” do Brasil moderno. Em 1942 – Pressionado pela população, após vários navios afundados pelos nazistas, o presidente Getúlio Vargas declara guerra à Alemanha.
MUNDO
1864 – Oficializada a criação da Cruz Vermelha Internacional. 1908 – Nasce Henri Cartier Bresson (N. 1908), grande nome da fotogrfafia nop mundo.
FOTO DO DIA
JK – 50 ANOS EM CINCO
Há 47 anos, supostamente num acidente, morreu o presidente “Pé de Valsa”, ou o “presidente bossa nova”. Para Cláudio Bojunga, seu amigo e biógrafo, foi o “Artista do Impossível”.
Eleito em 1955, com saldo de grande administrador como prefeito de BH e governador do Estado, Juscelino Kubistchek, o “presidente JK”, tinha contra si grandes forças, políticas e militares. Tentando evitar sua posse até o presidente no cargo mandou dizer que estava doente (*).
Contra JK o líder era Carlos Lacerda, jornalista, chamado “Corvo” pelos adversários. O principal civil anti-Lacerda foi o deputado federal mineiro José Maria Alkmin, mas quem garantiu a posse foi o ministro da Guerra general Henrique Dufless Teixeira Loth.
JK tinha uma meta, “fazer 50 anos em 5. Seu legado foi enorme, cumprindo a antiga promessa de interiorizar a capital do país etc. Para a Amazônia, a grande obra foi construir o “Outro lado da Cruz” (**), que gerou o Estado de Rondônia.
(*) https://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/juscelino-kubitschek-foi-eleito-mas-so-tomou-posse-devido-a-um-contragolpe-militar-341303/
(**) Livro do ex-governador Paulo Leal sobre a construção da BR-364
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)