Sábado, 20 de janeiro de 2024 - 06h04
RONDÔNIA
1918 – A polícia prendeu uma quadrilha de matadores, liderada pelo chefe da Guarda da EFMM.
1956 – Com uma plateia seleta, foi inaugurado um espaço para quem foge da folia, a boate “Meia Noite”. E quem cortou a fita inaugural foi o governador Ribamar de Miranda.
1976 – A prefeitura vai ter de derrubar a Feira Modelo, anunciou no prefeito Cabral Carpintero. É que o projeto de reforma é inviável, porque o prédio não tem nem alicerces.
1986 – No primeiro “arrastão policial” do ano, em Porto Velho e nas boates do Bairro Roque, em três horas foram recolhidas por várias irregularidades, mais de 40 pessoas.
20 – 1991 – Primeira mulher a presidir o legislativo rondoniense, a deputada Odaísa Fernandes também será a 1ª a presidir a eleição da nova mesa diretora, na posse dos novos deputados.
HOJE É
Dia Nacional da Parteira Tradicional. Dia Nacional do Farmacêutico. Dia Nacional do Fusca, Dia do Museu de Arte Moderna (RJ)l. Dia Mundial do Queijo.
Católicos celebram São Fabiano, São Sebastião (na Umbanda e Candomblé é representado por Oxóssi)
BRASIL
1890 — Oficializado o Hino Nacional, composto por Francisco Manuel da Silva. 1917 — Lançado em disco “Pelo Telefone”, tido como o primeiro samba gravado no Brasil. 1941 — Criação do Ministério da Aeronáutica.
MUNDO
1942 — Segunda Guerra Mundial: Altos oficiais alemães nazistas decidem pela "solução final para a questão judaica". 1984 - Morre o ator romeno Johnny Weissmuller (n. 1904), interpretou o Tarzan em vários filmes.
FOTO DO DIA
EU FUI E NÃO SABIA
Por acaso, num dos almoços da nossa “Confraria 30+” (*), eu soube da circulação da Revista Novo Estado (FOTO), edição de dezembro de 1983, com 20 mil impressos, analisando o que foi o Ano 1 de Rondônia, agora membro da Federação brasileira.
O exemplar é do acervo da jornalista Alice Thomaz, com a qual palmilhei, na redação do jornal “Alto Madeira” (1917/2017), comandada pelos jornalistas Euro Tourinho e Ivan Marrocos, éramos um timaço de primeira linha do jornalismo local.
Na revista é feita uma retrospectiva do 1º ano do Estado, e propostas para o segundo, projetos de alto interesse para a economia regional, e, ainda opiniões de gestores como o próprio governador Jorge Teixeira, o agrônomo William Cury, que comandou o setor vital para a economia, o da produção agrícola, ele à frente da Codaron.
Bom, dentre os nomes destacados na revista, está lá o meu, em meio a “feras” responsáveis por transformar o projeto de Estado em realidade concreta. E só 42 anos depois vim a saber.
(*) A “Confraria 30+” é um grupo de jornalistas, todos com mais de 30 anos de profissão que todos os sábados almoçam juntos.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de maio de 2025
RONDÔNIA1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produçã
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO
RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência