Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 17 de abril de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1919 – Onze pessoas morreram em Porto Velho vítimas da gripe espanhola, conforme registro do serviço de Saúde.

1943 – Instalada, em Porto Velho, a agência do Banco da Borracha (atual Basa), tendo como gerente o sr. Raimundo Cantuária.

1945 – Pelo decreto-Lei 7.470, assinado pelo presidente Getúlio Vargas a vila de Urupá passa a ser Distrito de Vila Rondônia (desde 1977 município de Ji-Paraná). 

1945 – Pelo decreto-lei 7.420 o município de Santo Antônio deixa de existir e suas terras são incorporadas a Porto Velho. 

1989 – Começa a funcionar a Associação Vilhenense de Educação e Cultura – Faculdade Avec. 

1990 – Segundo o governador Jerônimo Santana, a hidrelétrica de Samuel, que  devia ter sido inaugurada em 1984, precisa de mais U$ 50 milhões para sua conclusão.

1996 — Morre em Porto Velho d. João Batista Costa (n. 1902), o 1º bispo de PVh.

HOJE É

Dia Nacional da Botânica. Dia Mundial da Hemofilia e do Hemofílico. Dia Internacional das Lutas Camponesas. Dia do Lojista do CD. 

Católicos lembram Santa Catarina Tekakwitha , nSão Simeão, São Roberto de Citeaux, São Aniceto,  

BRASIL

2016 — A Câmara dos Deputados aprova relatório favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff.

MUNDO

1961 — Acontece a “Invasão da Baía dos Porcos: tentativa de exilados cubanos para derrubar Fidel Castro. 2014 - Morre Gabriel García Márquez (n. 1927), escritor colombiano, autor de Cem Anos de Solidão.

FOTO DO DIA

SINCRETISMO RELIGIOSO EM PVH

Nomeado administrador apostólico em 1925, competiu ao monsenhor Pedro Massa a atribuição de gerir a recém-criada (1.5.1925) Prelazia Nullius de Porto Velho, conforme a bula papal “Inter Nostri”.

Em 1935 e 1946 o monsenhor esteve de 2 atos promovidos pela Irmandade de Santa Bárbara, que mantinha um terreiro desde 1914 no Bairro  Mocambo, onde foi construída uma capela dedicada à Santa.

Em 1935 (3.7), já no Bairro Favela, D. Massa abençoou o lançamento da pedra fundamental do templo da Santa (representada por Iansã na Umbanda), “Padroeira dos arquitetos, dos Pedreiros, dos Prisioneiros e dos Bombeiros. Protetora contra raios, trovões, tempestades e mortes repentinas”. (1)
Dia 10 de julho de 1946, o monsenhor celebrou uma missa no novo local, sendo assinado um convênio entre a Irmandade e D. Pedro Massa, sob batuque dos tambores (2). 
Em 1947 D. João Batista Costa assumiu como bispo prelado de Porto Velho.
1) Antônio Cantanhede, “Achegas para a História de Porto Velho”, Pág 201/202
FOTO: D. Pedro Massa, acervo Rondônia minha querida Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA   BOM DIA 10 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 de maio de 2025

RONDÔNIA1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produçã

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)