Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 14 de junho de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 14 de junho de 2024 – BOM DIA!  - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – Com polícia “embalada” nas ruas, advertências da direção da EFMM e ameaças de violência, Porto Velho elege um dos candidatos a intendente (vereador) devido à renúncia do titular.

1925 – O casal Antônio Moreira de Andrade e Maria Alves de Andrade, pedem “óbolos” para ajudar a construir uma capela dedicada a São Francisco de Assis, na Rua Campos Sales.

1990 – “Para que Extrema seja mantida como parte de Rondônia, só falta o governo federal cumprir o que diz a Constituição”, diz o governador (RO) Jerônimo Santana.

1981 – Está nas mãos da Justiça a proposta de acordo feita pelo Incra para resolver o problema das 140 famílias que se instalaram numa área do pecuarista Antonio Leite de Oliveira.

1984 – Diretores de escolas de Rondônia encerram seminário cobrando aos pais, que tenham mais responsabilidades na educação de seus filhos, para evitar  problemas futuros.

1987 – Supermercados das maiores cidades do Estado retomaram a remarcação dos preços dos produtos, elevando muito o custo de vida da população.

HOJE É

Dia Universal de Deus. Dia Mundial do Doador de Sangue. Dia do Solista. 

Católicos celebram São Eliseu profeta, Beata Nhá Chica,

BRASIL

1822 – É assinado na Bahia o 1º documento a manifestar oficialmente o desejo de independência do Brasil. 1909 – Morre Afonso Pena (+ 1847), 5º presidente do Brasil (1906 a 1909) assinou o contrato para construção da EFMM. 

MUNDO

1966 — Vaticano abole o Index Librorum Prohibitorum ("Índice de Livros Proibidos"), instituído em 1557. 1985 — A Comunidade Económica Europeia assina o Acordo de Schengen que estabelece uma zona de livre circulação sem controlos fronteiriços.

FOTO DO DIA

NA VILA, O PRESO NA CORRENTE

O camarada apronta, vai preso e o delegado manda que ele leve um bilhete ao policial na delegacia. O aprontão vai e é levado ao xadrez. Em Porto Velho o   delegado Feitosa, agia assim. 

Em Guajará-Mirim, onde o capitão Alípio prendia e dizia ao malfeitor: “Meu camaradinha, vá na frente. Eu o sigo”, e o cara ia para a delegacia.

Em Vila Rondônia, década de 1960, punido pelo governador o tenente Brasil assumiu a delegacia. Ele não tinha policial, nem local para guardar preso resolvendo o problema de modo que, nos dias de hoje, nem pensar...

Como narram o jornalista Roberto Gutierrez (https://folhaderondonianews.com) e o escritor Abel Neves (“A Caminho de Ji-Paraná). Na Vila o tenente consegue apoio de Abel Neves, o 1º administrador da localidade que desde 1977 é Ji-Paraná.

Sem cadeia, o preso era amarrado a uma corrente “chumbada”  numa árvore, próximo à (hoje) agência do Banco Itau. Ali o “aprontão” ficava acorrentado, até que o Tenente Brasil decidia seu destino.

Foto Ji-Paraná década de 1970 - acervo https://portaljipa.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência

DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte

DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte

LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)