Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 12 de novembro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 12 de novembro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1916 – Circula o PUN! Jornal voltado ao humor e à propaganda, editado pela empresa “Irmãos Rozas”.

1925 – Lei assinada pelo presidente Arthur Napoleão Lebre, da Intendência (Câmara Municipal) autorizou a Superintendência cobrar dívida ativa em Porto Velho.

1949 – Dom Francisco Xavier Rey, bispo pelado de Guajará-Mirim, publica a anulação de um casamento naquela cidade, em razão do noivo já ser casado.

1967 - Para o capeamento do aeroporto de Porto Velho, em construção, chegaram 600 tambores de asfalto.

1967 - A Central Telefônica Rondoniense instala os 4 primeiros telefones públicos, em Porto Velho.

1983 - O Tribunal de Justiça de Rondônia realiza seu 1º concurso para cargos administrativos. Mais de 5 mil candidatos inscritos.

1989 – Madrugada de terror no aeroporto de Porto Velho: homens armados de metralhadoras roubaram duas malas cheias de ouro, e que eram conduzidas por 2 passageiros destinados a SP.

HOJE É

Dia do Diretor Escolar (BR). Dia Nacional das Pessoas Surdocegas. Dia Mundial da Pneumonia. Dia Nacional do Inventor. Dia do Pantanal. Dia Nacional do Supermercado. Dia Mundial do Hip.

Hop. 

Católicos celebram São Josafat Kuntsevytch, São Diego, 

BRASIL

1864 – O vapor paraguaio “Tacuari” apresa o navio brasileiro “Marquês de Olinda”, estopim da Guerra do Paraguai. 1906 - Santos Dumont, pilotando o 14-bis faz o 1º voo público. 1914 – Morre Augusto dos Anjos (n. 1884), o “Poeta da Morte”. 

MUNDO

1948 — Em Tóquio, o Tribunal Militar Internacional condena à morte 7 oficiais por seus atos na II Guerra Mundial. 2019 — Jeanine Áñez, na p´residência da Câmara boliviana, se declara presidente da Bolívia. 

FOTO DO DIA

CASAMENTO QUE NÃO EXISTIU

Para a Igreja católica o casamento de um inspetor do SPI com uma jovem local, realizado na matriz de Guajará-Mirim a 29 de abril de 1949, apesar de toda a cerimônia, com celebrante, noivos, testemunhas e etc, o casamento não existiu.

No dia 12 de novembro de 1949 D. Francisco Xavier Rey, bispo guajaramirense, publicou no “Alto Madeira” o documento “Casamento Nulo”, com base em uma certidão informando que o “noivo” já era casado. 

A certidão que levou Dom Rey a anular o casamento foi enviada pela Cúria Arquiepiscopal da Bahia, informando que o noivo havia casado na igreja de Santo Antônio Além do Carmo, em 1932, na capital baiana.

Para a Igreja Católica, o casamento tornado nulo dá ao outro cônjuge, no caso a noiva, a oportunidade de reiniciar a vida, e até casar novamente. 

A Igreja Católica não reconhece o divórcio, mantendo o que diz o celebrante, “...até que a morte os separe”. Mas não só como o caso acima é que o Tribunal Eclesiástico atua, sempre com base no Direito Canônico e nas normas da Igreja.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Na tela do cine “Phoenix” (PVh) dois filmes de “alta qualidade”, “Mocidade e Loucura”, e o segundo, “Mocidade e Leviandade”.1931 – A di

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO

RONDÔNIA1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), o 1º  bispo da diocese de Guajará-Mirim, onde chega em 1930. D. Rey é citado co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JUNHO

RONDÔNIA1915 – Inaugurado em Porto Velho, pelo prefeito Guapindaia de Souza Brejense, o Cemitério dos Inocentes. 1925 – É boa a aceitação do título so

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – O latrocida Oscar Coimbra que matou e roubou o seringueiro Alfredo Sant’Ana, no seringal “Fonte Nova”, Rio Machado, foi justiçado e enf

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)