Terça-feira, 10 de setembro de 2024 - 07h31

RONDÔNIA
1925 – Homenagem aos ganhadores das disputas atléticas do dia 7. Prêmios: um par de jarras, porta alfinete de biscuit, uma foto da baía do Botafogo no Rio de Janeiro.
1942 – A diretora do colégio “Barão do Solimões” publica portaria punindo com 15 dias de suspensão sete alunos, 5 moças e 2 rapazes. (Ver FOTO DO DIA)
1950 – O juiz José de Melo e Silva, autor do poema “Céus do Guaporé”, depois Hino do Estado, assume a Comarca de Porto Velho – acumulando com a de Guajará-Mirim.
1955 – O deputado Renato Medeiros (PSP/Guaporé) denuncia: nas selvas do Território é inumana a situação dos seringueiros, e acusa o Banco da Amazônia de ter responsabilidade com isso.
1982 – O governador Jorge Teixeira (RO) foi acusado na Assembleia Legislativa do Acre de mandar instalar postos de serviço de Rondônia em Extrema, que desde 1943 pertencia a Rondônia.
1987 – Caminhoneiros acusam policiais rodoviários de priorizarem passagem de veículos de empreiteiras, “furando a fila” de 4 horas de espera na balsa no Rio Madeira.
HOJE É
Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Dia do Gordo ou Dia de Luta Contra a Gordofobia.
Católicos celebram São Nicolau de Rolentino,
BRASIL
1808 – 1ª edição da “A Gazeta do Rio de Janeiro”, o 1º jornal publicado no Brasil. 1972 — Emerson Fittipaldi conquista seu 1º título mundial de Fórmula Um. 1930 – Nasce Ferreira Goulart (m. 2016) escritor, poeta, fundou o Teatro Opinião.
MUNDO
1960 – Correndo descaço, o etíope Abebe Bikila (1932/1973) vencer a maratona nos Jogos Olímpicos de Roma.
FOTO DO DIA
DIFERENÇA
Imagine se o registro do jornal “Alto Madeira” (setembro de 1942) fosse na atual legislação: Portaria do Grupo Escolar “Barão do Solimões” (atual Escola Estadual “Barão do Solimões”) publicada no, àquela altura, único veículo de comunicação local.
Assinada pela diretora do “Barão”, punia sete alunos, cinco deles mulheres, por 15 dias. Uma amiga, às vésperas de se aposentar, contou um caso ocorrido em sua escola, quase centenária em outro Estrado da Amazônia.
Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)