Porto Velho (RO) sábado, 10 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 10 de maio de 2024 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 10 de maio de 2024 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1923 – O presidente Artur Bernardes diz ao Congresso Nacional serem necessários uma nova medição da EFMM e uma política de incentivo à produção da borracha.

1925 – O aparecimento de uma nova gripe forte em Porto Velho, levou a prefeitura a orientar moradores e isolar quem em casa apresentar sintomas da gripe, de origem n]ao identificada.

1981 – Realizado o primeiro júri na Comarca de Vilhena, sob presidência do juiz Paulo Carneiro.

1981 – A coluna “Opinião em 30 linhas” elogia a ação das polícias Civil e Militar, reduzindo o índice de criminalidade”, e cobra a continuação desse trabalho para desestimular criminosos.

1982 - O presidente nacional da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) Reny Toscano, inaugura a sede própria da Labre/RO, cujo presidente é o veterano radioamador Aldenir Courinos.

1988 – Convocados os rondonienses Gonzaga e Dirceu pela seleção brasileira de voleibol, só com atletas do norte e nordeste, para 8 jogos contra seleções de vários países, o 1º com o Peru, em Porto Velho.

1991 – O excesso de fumaça e poeira são responsáveis pelo aumento do índice de problemas respiratórios que lotam todas unidades de saúde de Porto Velho, conforme a pediatra Graça França. 

HOJE É

Dia Nacional do Campo. Dia Mundial do Lúpus. Dia da Cavalaria. Dia do Guia de Turismo. Dia da Cozinheira.

Católicos celebram São João de Ávila, São Jó, Santos Mártires Quarto e Quinto, São Damião de Molokai, Santo Antonino de Florença, 

BRASIL

1884 – Nasce Antonio do Espírito Santo (+ 1913), compositor de “Avante Camaradas”,  “Cisne Branco”. 1808 – Criação da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil. 1912 – Nasce Euryclides de Jesus Zerbini (m. 1993), pioneiro na cirurgia cardíaca na América Latina.

MUNDO

1954 - A banda Bill Haley and His Comets lança “Rock Around The Clock”, a 1ª canção de rock n o topo das paradas. 1962 — Dois cartunistas criam o personagem o  Incrível Hulk. 

FOTO DO DIA

CANDEIAS SEM PONTE

A 20 Km de Porto Velho, o município de Candeias do Jamari (nomes dos 2 maiores rios de sua hidrografia), é o mais próximo da capital e foi, no início, um ponto de parada dos comboieiros entre Porto Velho e seringais da região. 

No local, à margem direita do Rio Candeias, Rondon instalou a 10ª Estação Telegráfica desde Vilhena. Em 1939 o governo de Mato Grosso criou lá uma delegacia de Polícia.

Em 1943 Candeias, e os postos telegráficos até Vilhena, passam a fazer parte do Território do Guaporé. Em 1951 o governador Araújo Lima implantou a Colônia Agrícola do Candeias, de onde toda 5ª feira partia o “caminhão da produção” para abastecer Porto Velho.

Com a abertura da BR-29 (364), Candeias começa a se desenvolver, apesar de ainda ser uma vila constituída, como outras ao longo da BR, de pequenas casas, a maioria com paredes e cobertura em palhas. 

Até à construção da ponte sobre o Candeias a passagem, de uma margem para outra era feita numa balsa (FOTO), e o ancoradouro, do lado de Porto Velho era no terreno do comerciante Portela, cuja família mantém o restaurante no mesmo lugar.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO

RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa

A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO

RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência

DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte

DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte

LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)