Domingo, 4 de junho de 2023 - 06h00

RONDÔNIA
1925 – A Convenção Municipal de Esportes e os cinco clubes disputando o campeonato portovelhense de futebol, anunciam a construção de um “stadium”.
1981 – Dois advogados e um dirigente sindical estão sob custódia da Polícia Civil, ameaçados de morte, via cartas e telefonemas, tudo, conforme os três, devido a uma ação movida contra o hotel Floresta, em Porto Velho.
1986 – A Seduc e a Polícia Militar iniciam o projeto “Vida”, que pretende atrair pais e familiares para ajudar no controle ao tráfego de veículos em frente das escolas.
1990 – O jornal Alto Madeira anuncia um “Caderno Especial da Copa do Mundo”, composto de oito páginas diárias, fato novo no jornalismo rondoniense.
1990 – Encerrada, com recorde de atendimentos diversos, a Operação Aciso, coordenada pelo coronel PM Ferro, que atuou na zona rural dos municípios do Vale do Jamari.
COMEMORA-SE
Dia do Engenheiro Agrimensor. Dia Internacional das Crianças Vítimas Inocentes de Agressão (ONU).
Católicos celebram Dia de Corpus Christi, São Francisco Caracciolo, São Quirino Mártir, Santa Clotilde, São Filipe Smaldone
BRASIL
1898 – Nasce o líder cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (m. 1938), o Lampião. 1994 — Morre Roberto Burle Marx (n. 1909), arquiteto e paisagista brasileiro 2010 — Sancionada a Lei da Ficha Limpa, barrando a candidatura de políticos com condenações judiciais.
MUND
1896 — Henry Ford conclui o Quadriciclo de Ford, seu 1º automóvel movido a gasolina, e faz um teste de sucesso. 2010 – Aos 42 anos Roz Savage (ING), se torna a primeira mulher a cruzar a remo o Oceano Pacífico.
FOTO DO DIA
Em qualquer cidade há sempre locais que se “eternizam”, como referência boêmia ou um restaurante, e disso não foge à regra Porto Velho. Aqui não há como esquecer do restaurante da De Joca, o mais luxuoso da época, da “Taba do Cacique”, do “Café Santos”.
À noite, e até de dia, quem gostava de ir além da “linha vermelha”, era só ir ao “Maria Eunice”, “Arariboia”, etc.
Em Porto Velho, décadas de 1980 e 90, o lugar para um bom “papo” sobre qualquer tema o ideal era o “Bangalô” (*), primeiro na Avenida Pinheiro Machado, por último na Tenreiro Aranha, entre a Duque e a Carlos Gomes.
Sobre o “Bangalô”, disse o economista Anísio Gorayeb em sua coluna “Do fundo do Baú” “O (Bangalô) era o bar com a maior concentração, por metro quadrado, de políticos, intelectuais, juristas, poetas, músicos e outros, ideia do amigo Marcellin Champagnat Medeiros Macalé (1945/2021) que antes, em Brasília, já havia comandado um outro bar”.
(F. Homenagem na “Calçada da Fama”, do “Buraco do Candiru” ao Macalé, idealizador do “Bangalô”
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)
1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL
A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a Espanha, campeã só em 2010, ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR
Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24 horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES
João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)