Porto Velho (RO) quarta-feira, 3 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 27 de fevereiro de 2025


Walter Bártolo - Gente de Opinião
Walter Bártolo

RONDÔNIA

1867 – Pelo Tratado de Ayacucho, Brasil e Bolívia definem suas fronteiras.

1949 – O ministério da Fazenda informa ao  governador Araújo Lima que uma verba de 15 milhões de contos de réis está à disposição do Território.

1984 – Os ex-membros da FEB Leopoldino Pinto de Araújo e Luiz Pereira de Alencar, residentes em Porto Velho, são homenageados na 17ª BIS pelos 40 anos da Batalha de Monte Castelo.

1986 – Começa a funcionar a Loja Maçônica Acácia do Oeste, em Rolim de Moura.

1991 – Pesquisa do CDL/Ji-Paraná: o prefeito José Bianco tem apoio de 93% da população. Ele presidiu a 1ª Constituinte estadual, foi senador, governador (1999/2002) e três vezes prefeito de Ji-Paraná.

HOJE É

Dia Nacional do Livro Didático. Dia do Agente Fiscal da Receita Federal. Dia Internacional do Urso Polar.

Católicos celebram São Leandro, São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, 

 

BRASIL

1914 — Expedição Científica Rondon-Roosevelt, chega ao Rio da Dúvida. 1994 — Lançamento do Plano Rea a 5ª moeda em 10 anos no Brasil. 1929 — Nasce Djalma Santos (+ 2013), “o maior lateral-direito de todos os tempos” (Fifa). Copas de  1954, 1958, 1962 (bicampeão) e 1966.

MUNDO

1952 — Realizada a 1ª reunião da ONU na sua sede permanente em Nova York.

FOTO DO DIA

SERESTA NO HOSPITAL

Há muito o que contar sobre Walter Bártolo, que dentre outras missões trouxe, da ilha de Marajó ao vale do Guaporé, matrizes desses búfalos que hoje estão sob ameaça de abate na Fazenda Pau d’Óleo.

Primeiro prefeito, ainda nomeado, de Ji-Paraná, em 1977, um pouco antes ele criou um bar que era sua própria identificação, o “Seresteiro”,  

Contam que durante uma entrevista em seu gabinete, o governador Jerônimo Santana (1997/91) teria sido surpreendido com a entrada de Bartolo, despejando um saco sobre a mesa com centenas de filhotes de tartarugas, atendido pedido do próprio Santana.

Ex-procuradora-geral do Estado, a advogada Aliete Matha Morhy lembra: Conheci Walter Bártolo de maneira inusitada. Minha irmã estava operada de apendicite pelo Dr. Ari Tupinambá  Pinheiro e o Walter estava internado no Hospital São José, onde também fizera uma cirurgia”. 

“Foi cômico”, ela acrescenta: “Assim que autorizado a levantar, ele pegou o violão e foi fazer seresta na frente do hospital, mas sem poder cantar alto, porque forçava o local da cirurgia e corria o risco de arrebentar os pontos”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

ESPORTE NA PAUTA - COPA DO BRASIL

ESPORTE NA PAUTA - COPA DO BRASIL

Disputada em jogos de ida e volt, a 6ª fase da Copa do Brasil começa só em agosto e  as partidas serão: Palmeiras x Fortaleza, Vasco x Fluminense, Int

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)