Domingo, 2 de março de 2025 - 07h50
RONDÔNIA
1922 – Na única seção da eleição de presidente e vice da República, em Porto Velho: Nilo Peçanha 108 votos; Artur Bernardes 5. Vice – J.J.Seabra – 11 votos e Urbano Santos, 2.
1919 – O seringalista Otávio Reis apela à prefeitura de Porto Velho para enviar médico a Fortaleza do Abunã, onde grassa a gripe espanhola.
1941 – Em letras maiúsculas e com destaque, o edital para concurso a vagas no Banco do Brasil adverte: “NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS DO SEXO FEMININO”.
1984 – Na abertura do ano legislativo o governador Jorge Teixeira fez uma autocrítica, admitindo que às vezes ele próprio tem criado problema com o Legislativo.
1989 – Em Porto Velho, o diretor-geral da Polícia Federal Romeu Tuma, anuncia a vinda de cães farejadores para o combate ao tráfico, além da reinstalação da delegacia da PF em Ji-Paraná e criação mais duas em Rondônia.
1990 – A Fazenda Pau d’Óleo, no Rio Guaporé, será reativada para fazer o controle dos búfalos que ali foram colocados há anos, informou o secretário de Agricultura Walter Bartolo.
BRASIL
1572 — Morre Mem de Sá (n. 1.500), 3º governador-geral do Brasi. 1996 – Milhões de jovens choram a morte de Dinho, Bento, Júlio Rasec, Sérgio Reoli e Samuel Reoli, os “Mamonas Assassinas”, em acidente aéreo.
Católicos celebram Santa Ângela da Cruz, Santa Inês de Praga, São Simplício,
MUNDO
1919 — Primeira Internacional Comunista se reúne em Moscou. 1978 - O caixão do ator Charlie Chaplin é roubado de seu túmulo na Suíça.
FATO DO DIA
ALGUMAS HISTÓRIAS
Na história recente de Rondônia muitos vieram por razões diversas, mas ficaram, prestando grandes serviços a Rondônia.
O cearense Ciro Pinheiro, em 1967 veio ver um tio. Ciro levou uma carta do diretor do jornal “O Povo” ao jornalista Euro Tourinho (Alto Madeira) e ficou mais de 50 anos em Porto Velho.
Outro cearense, o professor Gilmário (Gil) Pinheiro ia a Machu Picchu. Chegou a Porto Velho e 2 dias depois foi contratado como professor de Educação Física. Sob sua direção, a seleção de vôlei ganhou 3 títulos brasileiros.
O professor paulista Angelo Angelin ia no mesmo rumo. Parou em Vilhena, montou uma serraria, foi administrador de Colorado d’Oeste, deputado na 1ª Constituinte, governador do Estado (1985/1987).
Outro rumo a Machu Picchu foi William Cury. Cabelos e barbas longos era a figura de um hipie, e passou a ser o “Cristo”. Um emprego bom e ele ficou. Foi secretário de Agricultura, deputado na 2ª Constituinte, presidente da Codaron
José Bianco (FOTO) veio fazer um serviço em Vila Rondônia. Advogado, decidiu ficar na “Vila”. Presidente da 1ª constituinte, 3 vezes prefeito de Ji-Paraná (ex-Vila), senador, governador, foi o 1º advogado a se instalar na BR-364 rondoniense.
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE MAIO 2025
RONDÔNIA1953 – Porto Velho entra na rota internacional de voo: O Loide Aéreo Boliviano fará escala em Porto Velho, na linha La Paz/Manaus/La Paz, para