Domingo, 29 de outubro de 2006 - 06h31
QUESTÃO DE ORDEM
Em 1983, a grande maioria dos deputados estaduais era formada por estreantes na política. Numa das primeiras sessões da Assembléia, ainda Constituinte, o deputado Genivaldo Souza pede 'uma questão de ordem'. O presidente da mesa, José Bianco manda que ele levante a 'questão de ordem'. Genivaldo, que está sentado, fica de pé e diz: 'Pronto, excelência, já levantei, agora me dê a questão de ordem'.
UTILIDADE PÚBLICA
Recém-chegado à Assembléia em 1986, o deputado Ernandes Amorim, que assumira devido à renúncia do deputado Tomás Correia, é aconselhado por uma funcionária a não apresentar projeto que concederia à rodovia BR-421 o título de 'utilidade pública'. Amorim insiste, lembra que ali o deputado era ele, mas acaba se rendendo ante a explicação de que, por sua origem, uma rodovia naturalmente é de utilidade pública.
BABOSEIRA
Vereador, aquele cuja finalidade é legislar em questões municipais, pois é, vereador tem seu dia. O Dia do Vereador. E para lembrar que o deputado Genival Nunes existia, sua assessoria mandou telex para as Câmaras Municipais onde fazia várias citações típicas de quem nada quer dizer:
'Vereador, incansável e tronitroante...', e por aí afora.
Argh!!!
SINUCA DE BICO
Essa, quem me contou foi o deputado Expedito Júnior, uma vez que estávamos retornando de uma viagem a Campo Novo, quando o senador José Bianco estava começando a campanha rumo ao governo em 1998. adversário do então governador Valdir Raupp, Júnior lembrou como foi a disputa pela prefeitura de Rolim de Moura, feudo político dos dois.
A luta pela prefeitura de Rolim de Moura, em 1996, foi duríssima. De um lado o governador Waldir Raupp, apoiando o seu preferido Roque Oliveira. De outro, o deputado federal Expedito Júnior, inimigo político histórico de Raupp, dá força a Ivo Cassol.
No dia da eleição, Júnior está num colégio, vestindo a camisa de campanha de Ivo, quando alguém chega e diz que o próprio governador está, na porta do fórum, entregando título eleitoral e fazendo campanha para Roque.
- Fui para lá, conta Júnior. Ele cumprimentava as pessoas e dizia que votassem no Roque. Fiquei ao lado e recomendava que votassem no Ivo. Aí alguém foi contar à juíza que presidia o pleito, o que estava acontecendo.
Segundo Júnior, a juíza, que não o conhecia, chegou ameaçando. 'O que você está fazendo aí?'. E o Júnior: 'A mesma coisa que este indivíduo (apontando para Raupp) faz: campanha para meu candidato'.
E a juíza, para Júnior (que acha ter sido uma frase visando intimidá-lo): 'Este cidadão que o senhor está apontando é o governador do Estado?'.Ao que o Júnior: 'Sei. E a senhora sabe que eu sou deputado federal?'. Aí a juíza pegou os dois pelos braços e disse: 'Excelências, os senhores não podem fazer isso". Raupp saiu na frente, Júnior atrás, para conferir se o governador não voltava.
'Não dava para confiar nele', ria o deputado, contando.
Fonte: Lúcio Albuquerque - [email protected]
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE MAIO 2025
RONDÔNIA1953 – Porto Velho entra na rota internacional de voo: O Loide Aéreo Boliviano fará escala em Porto Velho, na linha La Paz/Manaus/La Paz, para