Sexta-feira, 3 de novembro de 2017 - 00h33
Por Lúcio Albuquerque, repórter
Usuários de equipamentos das "academias ao ar livre" instaladas no Espaço alternativo, devem ter muito cuidado para evitarem se ferir, o que pode causar danos graves, porque muitos deles estão em péssima situação, enferrujados, corcomidos e praticamente sem condições de serem usados, devido ao abandono e à falta de manutenção, o que acontece também com os equipamentos destinados às crianças, isso sem contar com os riscos de o usuário do espaço ser atacado por um dos muitos cães levados por supostos donos que, enquanto fazem seus exercícios, deixam os animais soltos.
Mas os problemas não se resumem só nisso, porque falta total organização no Espaço alternativo, inclusive uma ação mais enérgica da fiscalização da Semtran ou da Polícia Militar para acabar com as ameaças a quem tem de atravessar a pista, porque são comuns motoqueiros ou veículos passarem ali em alta velocidade, um dos muitos problemas enfrentados para quem vai ali.
Além de quebrados, equipamentos destinados a atividades físicas, também por falta de manutenção, ou de fiscalização sobre os usuários, se encontram inutilizados gerando muitas queixas, e o pior, sem ninguém por lá para se reclamar - havendo apenas citações de que a responsabilidade seja da Sejucel.
Frequentadores reclama muito da falta de atenção com os equipamentos, e alguns deles já chegaram a sugerir fazer uma quota para mandar consertar, mas sem ter a quem se reportar, e para evitar ser acusado de roubo, quem tem a ideia já recuou.
Na "pista", as reclamações são comuns, mas não só com relação aos equipamentos das academias "ao ar livre". Locais destinados às pessoas sentar estão sendo ocupados por grupos fazendo zumba ou outros exercícios, que ali instalam seus equipamentos de som e impedem o uso desses espaços. Outra situação que vem sendo criticada é com relação ao autêntico bazar que se instalou ali, onde se vende de tudo ou, então, se consegue muita coisa, desde bicicletas, passando pelos patins isso sem uma definição de local específico para essas vendas.
Os ambulantes vão ocupando os espaços das calçadas destinadas ao exercício físico, especialmente na faixa inicial do "alternativo" a partir do Hospital de Base, e como não há qualquer ordenação, ou fiscalização, cada um chega, monta sua banquinha e danem-se os que pretendem fazer exercício ou lazer por ali.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE JULHO
RONDÔNIA 1911 – Pelo decreto 8.776 o presidente Hermes da Fonseca concede à construtora da Madeira-Mamoré o uso da faixa de150 mts para cada lado dos
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO
RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo
A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO
RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO
RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo