Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE FEVEREIRO!


DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE FEVEREIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Católicos lembram Santa Valburga, São Sebastião de Aparício, São Callisto Caravario,São Luiz Versiglia, São Etelberto de Kent, São Tarásio de Constantinopla  na Igrejas Ortodoxa e Católica Tradicional 

RONDÔNIA

2021 - Falece o historiador e professor Francisco Matias, autor de obras importantes sobre a história regional, como “Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia”, além de 2 ainda inéditos, “Tratado de Petrópolis” e “Aluízio Ferreira, o senhor feudal do Guaporé.”

BRASIL

1891 - Marechal  Deodoro é eleito presidente do Brasil. 1967 – Criação do Ministério das Comunicações. 2012 - Incêndio na base (BR) da Estação Antártica Comandante Ferraz mata dois militares.

MUNDO

1841 — Nasce Pierre-Auguste Renoir, pintor e grande nome do impressionismo. 1873 — Nasce Enrico Caruso, tenor operístico mais popular do início do século XX e a primeira grande estrela da música. 1951 — Abertos em Buenos Aires,  os I Jogos Pan-Americanos. 1956 — No discurso Sobre o Culto da Personalidade e suas Consequências, Nikita Khrushchov, líder da União Soviética denuncia o culto à personalidade de Josef Stalin.


FOTO DO DIA

Em 1927, tendo perdido qualquer importância na região devido à queda do preço da borracha e à transferência em 1907 do canteiro de obras da Madeira-Mamoré para Porto Velho, o primeiro município criado na área de Rondônia, o de Santo Antônio do Madeira, a cidade já estava em fase de desaparecimento quando um nome da primeira grandeza da cultura nacional, o escritor Mário de Andrade, na sequência de seu “descobrimento” da Amazônia, desembarca na estação Santo Antônio, da EFMM, onde colhe mais informações para seu livro “O Turista Aprendiz”. Sua presença em Santo Antônio está registrada numa placa existente no local. Mário de Andrade foi um dos nomes maiores da Semana de Arte Moderna (SP) em 1922.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)