Terça-feira, 18 de março de 2025 - 07h47
RONDÔNIA
1943 – Reunidos num batelão rebocado por um motor, 7 hansenianos trazidos de Guajará-Mirim são levados para o hospital em Paricatuba, nas proximidades de Manaus.
1948 – O governador Frederico Trotta assina contrato com o Ipase, para construção de 10 casas em Porto Velho e 10 em Guajará-Mirim.
1951 – O prédio onde funcionava a “Guaporé Rubber”, em Guajará-Mirim, agora sede do Serviço de Navegação do Guaporé, foi destruído pelo fogo durante a madrugada, mas sem deixar vítimas.
1961 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território do Guaporé (3/1961 a 9/1961). Ele foi governador de janeiro a abril de 1964, quando foi cassado.
1976 – O governador Humberto Guedes confirmou: a área da “Cascalheira” (P. Velho), será dada a moradores do Ramal São Domingos, zona alagada da capital.
1987 – Vazou a ordem judicial da prisão de 4 policiais civis envolvidos no assassinato do comprador de ouro conhecido por “Assis”, caso que envolve vários ex-delegados
HOJE É
Dia Nacional da Imigração Judaica. Dia do DeMolay (Maçonaria).
Católicos celebram São Cirilo de Jerusalém, Santo Anselmo de Lucca,
BRASIL
1989 — Inaugurado em São Paulo o Memorial da América Latina, projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
MUNDO
1965 — O cosmonauta Aleksei Leonovo (URSS) deixa a nave Voskhod 2 por 12 minutos, tornando-se o 1º homem a fazer uma caminhada espacial.
FOTO DO DIA
TRAIÇÃO NA POLÍTICA (VIII)
Liderado pelo governador Jorge Teixeira, o PDS ganhou de goleada a eleição de 1982. Três senadores, 5 dos 8 deputados federais, 15 dos 24 estaduais, todas as prefeituras e as maiorias nas Câmaras municipais, incluindo Porto Velho e Guajará-Mirim cujos prefeitos continuaram nomeados.
Na campanha cresceram os problemas de 1981, quando Teixeira deu a presidência do PDS ao arqui-inimigo Claudionor Roriz, escalou os 3 candidatos ao Senado, e deu seu apoio à candidata a deputado federal Rita Furtado.
Dois fatos, um no âmbito interno – a posse dos eleitos em 1982, gerou a classe política no ex-Território. No externo, a abertura política com cobranças como a eleição direta a presidente, “incendiaram” o ambiente dentro do partido.
Em 1983 os constituintes inseriram na 1ª Constituição estadual temas desagradáveis ao Palácio Presidente Vargas, como o capítulo do MP, com benefícios até então negados ao MP’s de outros estados.
Na relação com os eleitos pelo PDS, a criação de um grupo alinhado ao senador Odacir Soares amentou cada vez mais a distância entre os “odacirsistas” e o governador.
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 1 DE JULHO
RONDÔNIA1912 – Passa a valer o contrato entre o Governo brasileiro e a The Madeira-Mamoré Railway Limited, ficando a contratada o direito de exploraçã
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO
RONDÔNIA1918 – Na tela do cine “Phoenix” (PVh) dois filmes de “alta qualidade”, “Mocidade e Loucura”, e o segundo, “Mocidade e Leviandade”.1931 – A di
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO
RONDÔNIA1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), o 1º bispo da diocese de Guajará-Mirim, onde chega em 1930. D. Rey é citado co
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JUNHO
RONDÔNIA1915 – Inaugurado em Porto Velho, pelo prefeito Guapindaia de Souza Brejense, o Cemitério dos Inocentes. 1925 – É boa a aceitação do título so