Quarta-feira, 12 de março de 2025 - 07h46
RONDÔNIA
1925 – No mercado de Porto Velho a concorrência entre os dois “marchantes” beneficia a população. O preço da “carne verde” cai de 1.300 réis para 1,200.
1941 – O cientista E. Brumpi, expert mundial em combate ao paludismo, vem a Porto Velho pesquisar a doença e as formas de transmissão.
1976 – Encaminhada à Confederação Brasileira de Voleibol a filiação da Federação de Voleibol/RO, comandada pelos desportistas Chiquilito Erse e Walter Santos Barbosa.
1981 – O governador Jorge Teixeira vai a Brasília conversar com o presidente João Figueiredo sobre a minuta do projeto de criação do Estado.
1989 – O governador Jerônimo Santana constitui uma comissão, presidida pelo deputado estadual Haroldo Santos, para analisar a proposta de criar, na região de Ouro Preto, uma cidade para ser a nova capital.
HOJE É
Dia do Bibliotecário. Dia Internacional da Pochete.
Católicos celebram São Maximiliano, Santo Inocêncio, São Luís Orione,
BRASIL
1537 – Criada a vila de Ribeira de Mar dos Arrecifes, a seguir Recife (PE).
MUNDO
515 a.C. — Acaba a construção do Segundo Templo de Jerusalém. 1575 – Luiz de Camões publica “Lusíadas”, o grande clássico da literatura portuguesa. 1994 – A Igreja Anglicana tem ordenada a sua primeira sacerdote.
FATO DO DIA
TRAIÇÃO NA POLÍTICA (II)
Ainda como Território, um fato abalou a vida política rondoniense. Foi em 1981 quando o governador Jorge Teixeira – oficialmente em troca de construir um hospital ao invés de um presídio em Ji-Paraná, cooptou o médico, participante de um grupo da luta armada contra os militares, Claudionor Couto Roriz.
Claudionor, estabelecido na região de Vila Rondônia (em 1977 Ji-Paraná) era o homem de confiança do deputado federal Jerônimo Santana na BR-364 e, por isso, passou de “herói a anti-herói” para eleitores e políticos comandados pelo “Dr. Bengala”.
Além do hospital ao invés de um presídio, Claudionor ganhou uma nova missão: organizar o PDS (Partido Democrático Social) no eixo da BR-364, já com vistas à eleição de 1982, que seria a primeira do Estado. Para Claudionor foi fácil.
Difícil foi Teixeira contornar ou acalmar a onda de reclamações dos ex-arenistas que se haviam mudado para o PDS. Afinal Roriz, desde quando chegara ao Território, bem no princípio da década de 1970 era o líder do MDB nas vilas de então, garantindo votos para Jerônimo.
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE MAIO 2025
RONDÔNIA1953 – Porto Velho entra na rota internacional de voo: O Loide Aéreo Boliviano fará escala em Porto Velho, na linha La Paz/Manaus/La Paz, para