Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 06h31
POSSES
Uma terça-feira de muitas posses no Tribunal de Contas do Estado. Assumem, a procuradora-geral do MP de Contas Érika Saldanha; o conselheiro Paulo Curi, oriundo do quadro de procuradores do TCE e o conselheiro José Gomes de Melo, reeleito para dirigir a instituição até final de 2011.
PLANTAS
Há muitas dúvidas de quantas daquelas plantas que a prefeitura andou semeando na semana passada vão, realmente, vingar. Gente que entende do assunto reclama da distância curta entre as árvores e que também muitas delas já apresentam claros sinais de estarem secando.
DISCURSO
No episódio do governador do Distrito Federal, nada de mais. Escândalos sobre escândalos neste país não é novidade. Assim como não é novidade o duplo discurso do senhor Luiz Inácio. Num dia as gravações nada representam. No outro, a coisa é realmente grave. Novidade, na realidade, será se dessa vez os envolvidos realmente sejam julgados e condenados.
HUMAITÁ
Festa de Nossa Senhora da Conceição, neste dia 8. Ela é padroeira do Amazonas e da cidade de Humaitá, para onde os mangabenses se dirigem todos os anos. Para eles a reunião familiar do natal acontece, na realidade, neste período da padroeira.
EXPOSIÇÃO
Começa na quarta-feira, 9, e vai até quinta-feira, 10, a I Mostra de Fotos de Rondônia que o Tribunal de Contas do Estado vai realizar, no hall do anexo “Conselheiro Jonathas Hugo Parra Motta”, ao lado da sede principal do Tribunal, na avenida Presidente Dutra.
A idéia da mostra é uma viagem na história de Rondônia através da fotografia.
CIDADANIA
Em Guajará-Mirim está surgindo a ONG Cidadania, um trabalho da historiadora Terezza Chamma, membro da Academia Guajaramirense de Letras. Uma idéia boa, que visa apenas ajudar aos que precisam de apoio.
ESTACIONAMENTO
À quem cabe a responsabilidade pelo estacionamento na área externa do shopping? Motoqueiros e motoristas simplesmente estacionam na curva, prejudicando o escoamento dos veículos e irritando quem está circulando por lá. Na hora que acontecer uma batida, aí a culpa pela falta de prevenção vai acabar ficando com ninguém.
DATAS DE RONDÔNA
(De 6 a 13 de dezembro)
Dia 6 – 1981 – Fundado o Lions Clube de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 6 – 1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História (20 anos da ALE-RO))
8.12.1985 – Lançada pedra fundamental da igreja Assembléia de Deus, em Vilhena (Vilhena conta sua História, Pedro Brasil)
9 – 1984 – O empresário Valdir Raup é eleito primeiro prefeito de Rolim de Moura. Em Cerejeiras foi eleito o comerciante Adelino Neiva (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
10 – 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
12 – 1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt pelas selvas da Amazônia (Candice Millard, O Rio da Dúvida)
12 – 1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
12 – 1962 – Wadih Darwich Zacharias toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Lúcio Albuquerque
[email protected]
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO
RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz