Domingo, 29 de março de 2009 - 09h26
SUGESTÃO
Nos finais de semana saia um pouco da rotina. Vá ao restaurante Bambu, na BR sentido Jacy-Paraná, KM 13. A comida é boa e o ambiente convidativo ao encontro com a natureza. Se você gosta de pescar, tem um espaço ideal. Se apenas quer relaxar, chegue lá.
GAZETA
Já está circulando diariamente, inclusive em Porto Velho, o jornal Gazeta de Rondônia, atualmente com sede em Cacoal. Torna-se o sexto diário em circulação no Estado - Alto Madeira, Estadão, Diário da Amazônia, Folha de Rondônia, Correio Popular (Ji-Paraná) e Gazeta. Esse novo projeto é a sequência do semanário que há alguns anos vinha sendo produzido a partir da capital do café. Com formato tablóide, a Gazeta de Rondônia é um espaço novo no mercado editorial do Estado e merece apoio ao projeto.
CIRCULANDO
A revista Circulando Porto Velho, produzida pelo Luiz Carlos Albuquerque, produto bem diferente, mostra a capital rondoniense e ganha espaço. É a expansão de outro trabalho do Luiz Carlos, o Leitura no ônibus, uma campanha de incentivo à leitura, que distribui gratuitamente a cada duas semanas 15 mil exemplares.
IMPOSTO DE RENDA
É bom não esquecer: dia 30 de abril acaba o prazo para prestar contas ao “leão”.
TRISTEZA
Soube hoje pela manhã do falecimento de Eudes, com que trabalhei na Assembléia Legislativa. À família e aos colegas que com ele conviveram, meus sentimentos.
OBRA
E o mercado central, “seu” Roberto Sobrinho?
TRÂNSITO
Cresce a pressão para que a ponte sobre o rio madeira, na travessia da BR-319, sejas construída em outro local, que não o atual da balsa. Se for ali vamos continuar aumentando, cada vez mais, a pressão no tráfego urbano da capital. A melhor sugestão é construir lá pelo lado do Belmont, daí para baixo, até mesmo no Aliança.
FALAR EM...
Trânsito, que bagunça está a cidade. Assisti matéria da TV-Candelária sobre o assunto, gostei, mas sugiro ao editor que dê continuidade. É uma pauta boa e que pode render muito material.
IPI
O Governo ampliou em mais três meses a redução do IPI para veículos. E, por falar em imposto, é bom não esquecer que o Peru (quem diria!) é o primeiro colocado na cobrança de impostos dentre países latinos. Vai ver que tecnocratas em Brasília já devem estar dando tratos à bola para que o Brasil ultrapasse los hermaños de los Andes. Afinal, neste país verde-amarelo, ser vice e ser lanterna é a mesma coisa.
JUSTIÇA
Pois é: a empresária condenada a mais de 90 anos foi colocada em liberdade.
ADESÃO
Não sei o resultado financeiro, mas pelo que vi no local, foi grande a adesão à feijoada promovida para ajudar ao professor Ernani. Espero que ele recupere a saúde e que o exemplo de solidariedade se estenda a outros segmentos.
HISTÓRIA
Na terça-feira, 31, alguns fatos históricos que não devem ser esquecidos:
1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena; 1971 – Entra em vigor a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual (feita por garimpeiros autônomos) na Província Estanífera do Brasil (Rondônia e partes do Acre, Amazonas e Mato Grosso); 1964 – Movimento militar depõe o presidente João Goulart. Há prisões em Porto Velho e Guajará-Mirim. Instala-se, e vai durar até 1985, o período que passaria à História como “anos de chumbo”, “ditadura militar”, “anos de exceção”, “da revolução”, conforme a ótica de cada um.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
[email protected]
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 DE MAIO 2025
RONDÔNIA1953 – Porto Velho entra na rota internacional de voo: O Loide Aéreo Boliviano fará escala em Porto Velho, na linha La Paz/Manaus/La Paz, para