Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 28/05


Deu no Estadão (SP): Renan é inocente até que se prove o contrário . O autor da frase, aliás autor, não, apenas requentador, porque essa frase é comum em muitas declarações jurídicas, é ninguém mais – nem menos – do que o senhor Lula da Silva. Aqui se aplica aquele tradicional discurso da presunção da inocência.

Claro, eu também acho que ninguém é culpado até prova em contrário, da mesma forma que entendo ninguém deve ter a vida exposta sem que o responsável por isso, no caso a Polícia Federal, siga todos os trâmites legais para tal. Mas a Polícia Federal, no caso, não age de ofício. Apenas, pelo que entendo, age por motivação de solicitação ou ordem de alguém, não sei qual dos dois seja o mais certo.

É interessante notar também a posição da Ordem dos Advogados do Brasil: quando autoridades aqui de Rondônia foram presas e embarcadas para Brasília algemadas e com um cinto como aqueles que aparecem nos filmes americanos, eu não vi nem ouvi ninguém da OAB protestando. Agora, no entanto, a entidade que congrega os advogados critica até algemarem os presos na N avalha. Por que será? A diferença será porque alhures eram autoridades de Rondônia e agora parentes de um governador ou de ex-governador ou um outro figurão?

A Lei, pelo que aprendi, é igual para todos, mas parece que o tratamento não é igualitário. Por que a OAB não se posiciona da mesma maneira quando prendem gente que não tem sobrenome famoso? Ou por que deputados e senadores ficam omissos também naquelas ocasiões?  

SÉRIE

A TV-Rondônia está apresentando nos noticiários Bom Dia Rondônia e Rondônia TV durante toda esta semana a série sobre a Missão Rondon – especificamente sobre a atuação dele em Rondônia. Assista e divulgue.

DEMOCRATA

Pois é: o democrata Chávez, grande amigo do presidente Lula mandou fechar a TV que não rezava pela sua cartilha. Vai ver que dentre figurões no Brasil há muitos que, a essa altura, estão lamentando que a regra não se aplique por aqui.

FUNDEB

O Fundeb – Fundo instituído pelo Governo Federal para a Educação Básica, será o tema do encontro que, durante toda esta terça-feira, vai ser promovido pelo Tribunal de Contas, em seu auditório, para representantes dos municípios. Estimativa de participação de 180 pessoas.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)