Domingo, 21 de agosto de 2011 - 18h03
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Coincidência? Pesquisas pró-Dilma saem em cima de ações da Polícia Federal. Pesquisas repetem Lula em 2006?
LITERATURA
O acadêmico Pedro Albino coordena nesta terça-feira a nova programação cultural da Academia de Letras, a “Terça da Literatura”, parceria com a Fundação Iaripuna a partir das 19 hs no Mercado Cultural. Contatos através do e-mail [email protected].
UNIR
O que está havendo com a UNIR? Tenho recebido reclamações de estudantes preocupados com os rumos da nossa Universidade. Mesmo não sendo de sua área, que tal o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa começarem a analisar a questão – porque mesmo sendo da União os efeitos da universidade dão-se e refletem em Rondônia.
Foi graças à junção de esforços de funcionários da Camargo Correa na obra do Jirau, de funcionários de uma empresa que realiza o asfaltamento e de alguns passageiros de veículos, que uma fila de mais de 5 quilômetros numa área que está sendo preparada para o asfaltamento, na BR-364, conseguiu ser desfeita. Mas foram mais de seis horas parados, debaixo de chuva, desatolando veículos e sem a presença nem de viaturas da Polícia Rodoviária.
ANIVERSÁRIO
A Academia Guajaramirense de Letras comemorou seu segundo aniversário de fundação com um almoço de confraternização no Pakaas Hotel e uma palestra para estudantes no campus da UNIR/Guajará, sobre a importância da BR-364 para a região. O presidente Paulo Saldanha anunciou que a próxima meta será conseguir um espaço para que a ACL tenha uma sede definitiva.
DUELO
Mesmo alguns fãs dos dois bumbás que disputam o “Duelo da Fronteira”, reclamam pelas ruas de Guajará que foi muito dinheiro. “O melhor seria o governo ter destinado menos e à proporção que a qualidade melhorasse, a cada ano, aumentasse um pouco”.
CANDIDATURAS
Durante o Duelo da Fronteira, houve reunião de pessoal influente na cultura para que um ex-presidente da Iaripuna seja candidato a vereador em Guajará, e que um dos participantes tenha apoio para ser lançado candidato a estadual. Quer dizer: nem só de folclore se tratou durante o Duelo. Em tempo, para não abrir outro item: é comum ouvir-se em Guajará, com relação à prestação de contas da dinheirama que foi destinada aos bois.
POESIA
Até dia 31 o SESC/Esplanada inscreve, em seu Departamento Cultural, para o Concurso de Poesia.
DATAS DE RONDÔNIA
(15 A 23 DE AGOSTO)
15 – 1823 – A Província do Grão Pará, cujas terras abrangiam todos Estados da região Norte, adere à Independência do Brasil(Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia).
Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei extinguindo o Território Federal do Guaporé e que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)
Dia 18 – Em 1988 – O Incra inicia o projeto Buritis (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 20 – Em 1783 – Inaugurado o forte do Real Príncipe da Beira (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 21 – Em 1972 – Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia, a partir de 1977 Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
![]() |
![]() |
Fonte:Lúcio Albuquerque [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE MAIO
RONDÔNIA1748 – Desmembrada da Capitania de São Paulo, é criada a Capitania de Mato Grosso, de cujas terras, em 1943, Rondônia teria mais de 90% de sua
Dom Roque; escolha de Robert Prevost foi fora da expectativa
A escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como sucessor do papa Francisco “mostrou mais uma vez o Espírito Santo em sua imensa sabed
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE MAIO
RONDÔNIA1919 - Comerciantes de Guajará-Mirim exigem providências contra os da cidade boliviana de Puerto Sucre aos quais acusam de fazer concorrência
DEVEZEMQUANDÁRIO: CPI do INSS e o mundo esporte
LEBRÃODos oito deputados federais de Rondônia só um não aparece na lista dos que assinaram o pedido da CPI do INSS, foi Lebrão – ele deve ter suas raz