Porto Velho (RO) sábado, 17 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

BOM DIA 24 DE NOVEMBRO!


BOM DIA 24 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno, à margem da rodovia BR-364 e  550 quilômetros de Porto Velho, foi oficialmente instalado como município do Território de Rondônia, com a posse do mineiro Vicente Homem Sobrinho.

COMEMORA-SE: Dia Mundial do Rio. Católicos lembram Santa Ana Maria Sala.  Santo André Dung-Lac. São Crisólogo e São Colmano.

FATOS:  1631 — A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses. 1831 — O físico experimental britânico Michael Faraday anuncia a descoberta da lei do eletromagnetismo que leva seu nome, ou “Lei da Indução”. 1859- O cientista inglês Charles Darwin publica o livro A Origem das Espécies, em que descreve sua teoria sobre a evolução da vida e a seleção natural. 1874 — Nasce Charles Miller, considerado “pai” do futebol e do rugby no Brasil 1963 — Acusado pela morte do presidente JFK, Lee Harvey Oswald, é morto dentro da prisão, por Jack Ruby, que fuzilou na frente de dezenas de agentes do FBI. 1974 — Donald Johanson e Tom Gray descobrem 40% do esqueleto completo do Australopithecus afarensis, apelidado de "Lucy", no Vale do Awash do Triângulo de Afar, Etiópia. 1991 - Morre Freddie Mercury, cantor e compositor anglo-tanzaniano. 2016 — O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia — Exército do Povo assinam um acordo de paz revisado, encerrando a guerra civil com mais de 50 anos de duração no país.

FOTO DO DIA:   Em 1977 o distrito de Pimenta Bueno ganhou sua passagem à condição de município, localizado à margem da BR-364. Ali, tudo começou na passagem da Missão Rondon, em 1909, quando interligou Cuiabá (MT) a Porto Velho. Candido Rondon nomeou “Rio Pimenta a um curso d’água que corta a cidade, homenagem a Francisco Antônio Pimenta Bueno. Elevado à condição de Município por meio da Lei Federal n.º 6.448, artigo 47 de 11 de outubro de 1977, sua emancipação político-administrativa aconteceu em 24 de novembro de 1977, data da instalação, com a posse do mineiro Vicente Homem  Sobrinho como prefeito. Na foto a prefeitura pimentense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de maio 2025

RONDÔNIA1915 – Pelo decreto o superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia cria  a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte.1921 – O

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de maio de 2025

RONDÔNIA1950 – Os rádio técnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam uma empresa com o nome de fantasia “Rádio Caiary”.1950 – Inaugurada uma

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de maio de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 de maio de 2025

RONDÔNIA1920 – O Dr. José Adolpho de Lima Avelino foi eleito novo venerável da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “União e Perseverança”, de Porto V

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)