Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

ABRIL O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª FEIRA, 13 DE ABRIL!


ABRIL O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª FEIRA, 13 DE ABRIL! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Hino Nacional Brasileiro, Dia Internacional do Beijo, Dia do Jovem no Brasil, Dia do office-boy.

Cristãos celebram a 4ª feira Santa. Católicos lembram São Hermenegildo.  

RONDÔNIA

1919 – Fundado em Porto Velho o Ypiranga Sport Clube, e a partir daí deixa de existir o Porto Velho Sport Clube. 1970 – O governador Marques Henriques recebe confirmação da extinção da ferrovia Madeira-Mamoré.

BRASIL

1726 – Criação da cidade de  Fortaleza (296 anos). 1831 – 193 anos da primeira execução do Hino Nacional. 1980 - Um raio atinge um avião da Transbrasil  matando 54 pessoas. 

MUNDO 

1843 - O parlamento inglês concede liberdade religiosa aos católicos. 1943 — Descobertas, no Floresta de Katyn, valas com milhares de corpos de lideranças polonesas fuziladas por soldados russos (II Guerra Mundial). 1964 — Sidney Poitier se torna o primeiro negro a receber o Oscar de melhor ator no filme Lilies of the Field (Uma voz na sombra). 1970 — Um tanque de oxigênio explode na Apollo 13 , causando grandes danos à nave espacial, na viagem de ida à Lua.

FOTO DO DIA

A 13 de abril de 1831 foi apresentada a primeira versão do Hino Nacional Brasileiro, por isso a data oficial, enquanto a oficialização da versão que se conhece atualmente aconteceu a 6 de setembro de 1922. O Hino de 1831 não foi feito para ser cantado, apenas ouvido e a letra diverge da versão de agora. “Os versos atuais (*) são a terceira versão a acompanhar os acordes de Manoel da Silva. A primeira letra tratava da abdicação de D. Pedro I, em 1831. A segunda letra, com versos bajulatórios a D. Pedro II,  veio em 1841, por ocasião da coroação de dom Pedro II”. O Hino é de duas fases, a melodia da era imperial e a letra da republicana.

(*) Fonte: Agência Senado

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)