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Hiram Reis e Silva

Histórico de um Falência


Histórico de um Falência - Gente de Opinião

Porto Alegre, RS, 23.05.2025

No dia 8 de janeiro de 2004, minha esposa Neiva Maria da Mota Reis e Silva foi vítima de um derrame cerebral. Estava se recuperando a contento, realizando caminhadas comigo e se expressando corretamente. Nesta oportunidade, já na reserva do Exército desde novembro de 1999, lecionava matemática e desenho geométrico no Colégio Militar de Porto Alegre CMPA (desde julho de 2000).

 

No primeiro trimestre de 2005, minha esposa começou a apresentar falta de coordenação motora e dificuldade de se expressar. Feitos os devidos exames no Hospital Militar foi constatado e entupimento da válvula que drenava o líquido cefalorraquidiano. Foi realizado outro procedimento com a colocação de uma nova válvula e o respectivo dreno. Seu estado de saúde piorou depois do procedimento e em um exame realizado no Hospital da PUC/RS para verificar a razão disto constatou-se que o dreno transpassara o tronco cerebral. O meu advogado, que era “amigo” da família, entrou em acordo com o médico sem meu devido conhecimento e nenhuma responsabilidade lhe foi imputada.

 

Iniciamos eu e meus três filhos uma funesta jornada psicológica, física e financeira. Os gastos eram consideráveis, não consegui pagar a faculdade deles. Um de meus irmãos (Carlos Henrique Reis e Silva) pagou a faculdade do meu caçula (João Paulo Reis e Silva), meu amigo, de longa data, Coronel Deoclécio José de Souza, foi avalista do FIES de minha filha número dois Danielle Mota Reis e Silva.

 

Minha querida filha primogênita, Vanessa Mota Reis e Silva, teve de abandonar os estudos e assumir, sozinha, o encargo de gerenciar o trabalho das cuidadoras, controle da medicação, etc. Os recursos eram muito escassos e as dificuldades financeiras me levaram a realizar sucessivos empréstimos desde então.

 

Quando minha mãe faleceu, no segundo semestre de 2005, usei os recursos da herança para comprar uma casa antiga de madeira na Rua Engenheiro Jorge Porto, 422, em Ipanema, RS, que pudessem acolher, além da esposa e cuidadoras, a família de meus dois filhos.

 

A pior parte desta cruel sina permaneceu até o falecimento da minha esposa Neiva, no dia 4 de julho de 2017. Com o seguro de vida consegui quitar apenas dois dos três empréstimos que me atormentavam.

 

Atualmente moro em Bagé, com minha atual esposa, na residência da sogra e mantenho minha filha Vanessa, que é mãe solteira, e meu neto Arthur que residem na minha casa de Ipanema.

 

Pagamentos Escort – 23.07.2019 a 03.06.2023


Histórico de um Falência - Gente de Opinião

Antes de partir para minhas duas últimas jornadas pelos amazônicos caudais de caiaque, Boa Vista (RR) à Manaus (AM) e a última etapa do Rio Roosevelt desde a Ponte Tenente Marques (RO) até o Acampamento de pescadores da Aprovale (MT), em julho de 2019, entrei em contato com o dono de uma oficina mecânica que conhecera em uma das minhas inúmeras palestras, na serra gaúcha. Naquela oportunidade ele viu meu Ford Escort 2001 e disse que tinha condições de deixa-lo como novo.

 

Combinamos que ele faria uma reforma no meu velho carro e repassei R$ 20.000,00 nos dias 23 e 31 deste mesmo mês e mais R$ 7.000,00 em agosto. Na oportunidade cobrei um cronograma de desembolso e previsão de entrega do mesmo e nada... Como os trabalhos se arrastassem sem nenhuma previsão, no final de 2021, cobrei novamente um prazo e ele afirmou que em dezembro daquele ano ele já estaria sendo encaminhado para a pintura final. Novamente nada aconteceu e continuei desembolsando meus parcos recursos sem qualquer perspectiva de conclusão dos trabalhos. No final de 2022, a mesma promessa e nenhum resultado. Ele chegou mesmo a mandar uma foto do mesmo em uma oficina como se só estivesse aguardando a pintura...

 

Fui criado numa era que a palavra de um homem valia mais que um papel de cartório, onde a honra era um valor cultuado por todos, mas vejo hoje que certas pessoas não acham isso importante e me vem, então, à mente as palavras de meu caro ídolo Ruy Barbosa de Oliveira:

 

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. (Ruy Barbosa)

 

Mais de cinco anos para reformar um “Escort 2001” podem parecer pouco tempo para o tal “mecânico”, mas nesse período tive de abandonar vários projetos de pesquisa, não pude visitar meus amigos e familiares de outras plagas e despender consideráveis recursos (mais de R$ 60.000, sem levar em conta os juros) que fazem muita falta no meu dia a dia e de meus familiares.

 

WhatsApp

 

WhatsApp – 27.06. 2023

[27/6 22:33] Hiram Reis e Silva:

Se não ficar pronto até setembro pode descartar...

 

WhatsApp – 28.06. 2023

[28/6 17:29] Hiram Reis e Silva:

O dinheiro que te enviei até hoje dava para comprar um carro zero. Pensei que fosses um homem de caráter Fulano... Só em julho e agosto de 2019 te enviei R$ 27.000,00.

 

WhatsApp – 28.06. 2023

[28/6 17:50] Fulano:

Restauração total de veículo é um processo demorado, oneroso, difícil, mil detalhes! Restaurar um Escort ou um Mustang antigo é o mesmo serviço ou às vezes mais pelo número de componentes! O carro estava em péssimo estado de conservação!  Suspensão com todos os componentes desgastados! [foi comprado todas as peças possíveis no mercado) e as demais restaurei! As carroceria estava desalinhada, vários podres, muita massa plástica e várias camadas de tinta! O interior [estofamento] foi feito todo em couro e custou mais que fazer um Mustang inteiro por dentro! O motor desmontei completamente e restaurei peça por peça! Gastei perto de R$ 100.000,00 até agora em peças, material de pintura, jateamento, limpeza, restauração, pneus, reforma de rodas, suspensão, estofamento, faróis, faroletes, vários tanques de combustível atrás de peças na região e fora daqui! O preço de fazer um carro de 500 mil e um de 50 mil é o mesmo!

 

[28/6 17:54] Fulano:

Estou atrasado sim! Tudo que foi feito até o momento é de nível internacional! Sou demorado mas sou caprichoso! O custo de mão de obra em qualquer oficina de restauração gira em torno de R$ 150,00 a hora de trabalho! Se fosse levar em conta o tempo de trabalho e dedicação a restauração então quanto custaria um trabalho desse?

 

[28/6 17:56] Fulano:

Mas me chamar homem sem caráter daí não me serve! Não sumi com seu carro, estou com tudo aqui guardado e protegido, trabalhando e me dedicando, até a polícia o senhor mandou aqui averiguar se tinha sumido com o veículo! É uma situação constrangedora!

 

[28/6 17:57] Fulano:

Gastei isso em pneus, estofamento, e peças de motor.

 

[28/6 18:38] Hiram Reis e Silva:


Se tivesses apresentado um orçamento, conforme solicitei desde o início, não teria levado este projeto avante. Ainda estou pagando empréstimos que fiz quando minha esposa estava viva e necessitava de cuidados especiais. Antes perdia meu sono em virtude do problema de saúde dela e os custos astronômicos, agora tenho pesadelos com o Azulão.

 

[28/6 18:41] Fulano:

Realmente o valor atual (Fipe) do azulão é irrisório mas pense hoje quanto custaria um carro Ford dessa categoria (completo)

 

[28/6 18:42] Fulano:

O pesadelo logo vira alegria

 

[28/6 19:43] Hiram Reis e Silva:

Como Coronel não ganho metade disso...

 

[28/6 19:44] Hiram Reis e Silva:

Acho que deves procurar um comprador, certamente não vou conseguir pagar...

 

[28/6 19:45] Fulano:

Agora está perto.

 

[28/6 19:45] Fulano:

O pior passou.

 

[28/6 19:45] Fulano:

Estou fazendo devagar e constante

 

WhatsApp – 11.07. 2023

[11/7 10:38] Fulano:

Se puder mandar uma verba para a obra

 

[11/7 13:50] Hiram Reis e Silva:

Pagamentos Escort – 23.07.2019 a 03.06.2023

Fulano

Em julho de 2019, combinamos que farias uma reforma no meu velho carro e te repassei R$ 20.000,00 nos dias 23 e 31 deste mesmo mês e mais R$ 7.000,00 em agosto. Na oportunidade te cobrei um cronograma de desembolso e previsão de entrega do mesmo e nada... Como os trabalhos se arrastassem sem nenhuma previsão, no final de 2021, te cobrei novamente um prazo e afirmaste que em dezembro daquele ano ele já estaria sendo encaminhado para a pintura final. Novamente nada aconteceu e continuei desembolsando meus parcos recursos sem qualquer perspectiva de conclusão dos trabalhos. No final de 2022, a mesma promessa e nenhum resultado. Chegaste mesmo a mandar uma foto do mesmo em uma oficina como se só estivesse aguardando a pintura... [...] Quatro anos para reformar um “Escort 2000” podem te parecer pouco tempo, mas nesse período tive de abandonar vários projetos de pesquisa, não pude visitar meus amigos e familiares de outras plagas e despender consideráveis recursos (mais de R$ 60.000, sem levar em conta os juros) que fazem muita falta no meu dia a dia e de meus familiares.

 

[11/7 14:30] Fulano:

Boa tarde! Este final de semana vou tirar todas as peças restauradas e armazenadas das prateleiras e fazer um inventário detalhado de tudo que foi feito e adquirido na linha do tempo! Desde compra de pneus, suspensão completa, escapamento, reforma completa do motor e câmbio, setor de direção hidráulica, estofamento em couro animal, faróis e faroletes, dezenas de centenas de peças que foram restauradas com precisão de relojoeiro e assim podemos usar as duas réguas para medir a envergadura da obra! Posso adiantar que todo o recurso que foi enviado até o momento não cobre as despesas (não estou falando de despesas de mão de obra pois não calculei)

 

[11/7 14:32] Fulano:

Durante o tempo que transcorreu guardei e armazenei todos os componentes com cuidado e carinho bem como a carroceria do querido trovão azul!

 

A Novela Continua

Histórico de um Falência - Gente de Opinião

Depois de tudo isso um grande amigo e seus parceiros conseguiram chegar a um acordo com o tal Fulano para transportar as peças e a carcaça do carro para minha garagem em Porto Alegre. E agora? Começar tudo de novo? Não tenho recursos para isso.

 

O ideal seria vender todo o material pelo valor aplicado na reforma, mas para quem???

 

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

 

YYY Coletânea desafiando o Rio-Mar YYY

 

https://www.ecoamazonia.org.br/2022/05/projeto-desafiando-rio-mar/

 

YYY Coletânea de Vídeos das Náuticas Jornadas YYY

 

https://www.youtube.com/user/HiramReiseSilva/videos

 

Campeão do II Circuito de Canoagem do Mato Grosso do Sul (1989);

Ex-Vice-Presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul;

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

Ex-Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);

Ex-Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS);

Ex-Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS – RS);

Membro da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER – RO);

Membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL – RO);

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTAP)

Comendador da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul (AMLERS);

Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN);

E-mail: [email protected]

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