Porto Velho (RO) domingo, 15 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

SE PERDER O TREM, VÁ DE FOGUETE



                Felipe Azzi

                UMBURIZAL DO ARROIO, atrasadão de muitos anos, perdeu o trem da modernidade. Só ficou sabendo da conquista do espaço quarenta anos depois da chegada do homem à Lua. Mesmo assim, o seu Prefeito, ANTIÓGENES SILVEIRA, simpatizante de carteirinha das novidades, costumava dizer:

                 – Modernismo é coisa séria!... Coloca o cidadão na cabeceira da história... Até mesmo vendedor de “rala-rala” fica famoso. Quero o melhor para Umburizal.

                E por querer o melhor para Umburizal, encomendou os serviços técnicos e “engenhativos” de certo JULIÃO ARMENTÓSES, tido e havido como o maior montador de foguetes da região, com estágio prático na indústria pirotécnica mais avançada do país.

                A Associação Comercial encabeçou a lista de suporte material e financeiro. Todos colaboraram. Até mesmo produtor de farinha de mandioca em roça de mato dentro entrou com sua porção adjutória.

                A Praça da Matriz foi o sítio escolhido para a montagem e lançamento da parafernália fogueteira. Curiosos transitavam ruminando desconfiança, dizendo:

                – Geringonça mais esquisita... Parece um caminhão bicudo sem rodas. Se voar, não passa de “CURRAL NOVO” (vizinhança de cinco léguas adiante)!

                Chegado o dia do lançamento do foguete, ANTIÓGENES apareceu com uma fotografia enorme de TOCANTINS MATUSALÉM NOGUEIRA, primeiro Prefeito da cidade, esclarecendo:

                – Quero homenagear MATUSALÉM com todas as honras do cargo, afilhado político que sou de sua saudosa pessoa.

                E, virando-se para o mestre fogueteiro, perguntou:

                – E o amigo, o que faz com esse calhamaço de jornais debaixo do braço?

                ARMENTÓSES, fazendo muxoxo com os lábios, esclareceu a sua “hebdomadarista” bagagem com singular argumento:

                – Vou colocar no frontispício da trapizonga, juntamente com o lobisomem cabeludo e barbado dessa foto, algumas manchetes alusivas a desvios de dinheiro público, mensalões, semanalões e quinzenalões próprios da gatunagem denunciada por nossos jornais, para o povo do espaço ficar sabendo do horror que nós vivemos aqui em baixo.

                O povo extraterrestre nunca soube, nem podia ficar sabendo, do sofrer de Umburizal. O desastre multicolorido destruiu o foguete, a Praça da Mariz, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e, no rabo da destruição, sumiu metade da cidade. Só ficou de pé a estátua de TOCANTINS MATUSALÉM NOGUEIRA, de camisolão indiano, como era o seu costumeiro vestir, com a cabeleira e a barbaça em desalinho, tendo abaixo do monumento a inscrição póstuma: “AO EMÉRITO FUNDADOR, O POVO AGRADECE O PROGRESSISMO DE UMBURIZAL DO ARROIO”.

               

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

A banda Nitro, sempre na vanguarda do rock nacional, é uma das maiores bandas do Norte brasileiroOuça agora o single  Reconhecida como uma das princip

Mulheres na Pesca: a Força Feminina que movimenta o Guaporé

Mulheres na Pesca: a Força Feminina que movimenta o Guaporé

O que começou com três amigas apaixonadas pela pesca se transformou em um verdadeiro movimento de união, protagonismo e conexão com a natureza.Essas

Liderança Disruptiva: a conquista  começa  na mudança  da sua mente

Liderança Disruptiva: a conquista começa na mudança da sua mente

A obra "Liderança Disruptiva" de Ernandes Costa apresenta uma abordagem inovadora sobre como liderar em tempos de mudança e incerteza. Segundo Costa

Uma Mulher de Múltiplos Talentos

Uma Mulher de Múltiplos Talentos

Márcia Tesser é um exemplo inspirador de mulher que não se limita a uma única área de atuação. Além de ser uma escritora talentosa, ela é uma profis

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)