Domingo, 24 de agosto de 2014 - 08h33
Felipe Azzi
A discussão navegava na maré de sinônimos e antônimos, no pátio do Ginásio Paulo Saldanha, ainda improvisado nas pioneiras dependências do Grupo Escolar Simon Bolívar, nos idos de 1958.
VESPÚCIO – AMÉRICO VESPÚCIO DA MATA MALTEZ – primo inter paris dos estudiosos guajarinos, pergunta a GASPARINO – NELSON GASPARINO TRISTÃO DO AMPARO – o sinônimo de nomólogo. GASPARINO, ajeitando a guarnição das orelhas, responde que é monólogo, ou seja, o termo que diz da mania que o sujeito tem de falar sozinho. VESPÚCIO, chacoalhando as medalhas de premiação, acumuladas em períodos letivos anteriores, corrige, esclarecendo que é nomologista, isto é, a pessoa que escreve sobre leis.
– Mas... Eu não sou advogado... Como poderia saber disso? Interpôs GASPARINO.
– Pois devia saber... É tão corriqueiro... Qualquer néscio sabe disso! Afirmou VESPÚCIO.
– Mais uma razão para eu não saber... Pois eu não sou Néscio!... Eu sou Nelson, Nelson Gasparino Tristão do Amparo. Determinou GASPARINO.
Foi quando o professor ALMERÊNCIO TORQUATO CRESPO meteu a sua colher no destemperado angu, dizendo:
– Santa ignorância!...
A plateia, reunida em semicírculo no local, se manifestou com alvoroçados urras e risos, ao que NELSON GASPARINO disse:
– Estou recepcionado!...
– Decepcionado, você quer dizer?!... Em dúvida, perguntou o professor.
– Não... é recepcionado mesmo!... Nunca imaginei que tantos me saudassem calorosamente. Concluiu GASPARINO.
A sirene do horário emitiu o seu canto, anunciando o reinício das aulas do dia, que talvez produzissem material para novos diálogos pitorescos.
Rondofest realiza neste sábado sua última eliminatória
Mais uma vez o Projeto Registro Cultural leva música aos bairros de Porto Velho. Neste sábado, 26 de abril, a partir das 18h00, realiza-se na praça
Anderson Benvindo apresenta Igapós no Espaço Alternativo
Neste 21 de abril, às 17h30, o Espaço Alternativo de Porto Velho será palco da primeira apresentação pública do Projeto Sol Nascente. A iniciativa p
Sebrae e Senac serão palcos de experiências criativas durante o World Creativity Day em Porto Velho
A capital rondoniense já está se preparando para o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day - WCD), maior festival colaborativo de criativi
World Creativity Day 2025 movimenta Porto Velho a partir do dia 21
O maior festival colaborativo de criatividade do planeta, o World Creativity Day 2025, será realizado em Porto Velho entre os dias 21 e 23 de abril.