Porto Velho (RO) sábado, 14 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Luka Ribeiro

NOMÓLOGO POR MONÓLOGO


 Felipe Azzi
 

                            A discussão navegava na maré de sinônimos e antônimos, no pátio do Ginásio Paulo Saldanha, ainda improvisado nas pioneiras dependências do Grupo Escolar Simon Bolívar, nos idos de 1958.

                           VESPÚCIO – AMÉRICO VESPÚCIO DA MATA MALTEZ – primo inter paris dos estudiosos guajarinos, pergunta a GASPARINO – NELSON GASPARINO TRISTÃO DO AMPARO – o sinônimo de nomólogo. GASPARINO, ajeitando a guarnição das orelhas, responde que é monólogo, ou seja, o termo que diz da mania que o sujeito tem de falar sozinho. VESPÚCIO, chacoalhando as medalhas de premiação, acumuladas em períodos letivos anteriores, corrige, esclarecendo que é nomologista, isto é, a pessoa que escreve sobre leis.

                         – Mas... Eu não sou advogado... Como poderia saber disso? Interpôs GASPARINO.

                         – Pois devia saber... É tão corriqueiro... Qualquer néscio sabe disso!  Afirmou VESPÚCIO.

                          – Mais uma razão para eu não saber... Pois eu não sou Néscio!... Eu sou Nelson, Nelson Gasparino Tristão do Amparo. Determinou GASPARINO.

                            Foi quando o professor ALMERÊNCIO TORQUATO CRESPO meteu a sua colher no destemperado angu, dizendo:

                          – Santa ignorância!...

                           A plateia, reunida em semicírculo no local, se manifestou com alvoroçados urras e risos, ao que NELSON GASPARINO disse:

                          – Estou recepcionado!...

                          – Decepcionado, você quer dizer?!... Em dúvida, perguntou o professor.

                           – Não... é recepcionado mesmo!... Nunca imaginei que tantos me saudassem calorosamente. Concluiu GASPARINO.

                               A sirene do horário emitiu o seu canto, anunciando o reinício das aulas do dia, que talvez produzissem material para novos diálogos pitorescos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

Banda Nitro lança "Joga Essa Bola", single que une rock, paixão e futebol

A banda Nitro, sempre na vanguarda do rock nacional, é uma das maiores bandas do Norte brasileiroOuça agora o single  Reconhecida como uma das princip

Mulheres na Pesca: a Força Feminina que movimenta o Guaporé

Mulheres na Pesca: a Força Feminina que movimenta o Guaporé

O que começou com três amigas apaixonadas pela pesca se transformou em um verdadeiro movimento de união, protagonismo e conexão com a natureza.Essas

Liderança Disruptiva: a conquista  começa  na mudança  da sua mente

Liderança Disruptiva: a conquista começa na mudança da sua mente

A obra "Liderança Disruptiva" de Ernandes Costa apresenta uma abordagem inovadora sobre como liderar em tempos de mudança e incerteza. Segundo Costa

Uma Mulher de Múltiplos Talentos

Uma Mulher de Múltiplos Talentos

Márcia Tesser é um exemplo inspirador de mulher que não se limita a uma única área de atuação. Além de ser uma escritora talentosa, ela é uma profis

Gente de Opinião Sábado, 14 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)