Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão


 Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão - Gente de Opinião

A transposição

Sancionada ainda durante o governo Lula, a Lei nº 12.249, que regulamentou emenda constitucional 60, seu decreto será assinado hoje pela atual presidente Dilma Roussef em clima de festa. Com isso será dado o pontapé inicial da transposição dos funcionários públicos de Rondônia para o quadro da União.

Dia de festa

Com a presença das autoridades rondonienses, da bancada federal e das lideranças sindicais, a presidente Dilma desembarca hoje em Porto Velho para fazer história. Além da transposição ela também participa do ato do desvio das águas do Rio Madeira, dando sequencia a mais uma importante etapa da construção da Usina de Santo Antônio.

Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão - Gente de OpiniãoArrancada pedetista

Com a realização do Dia das Filiações, em 6 de agosto, o PDT começa sua arrancada visando as eleições municipais do ano que vem. O presidente regional Acir Gurgacz adianta que o partido terá candidatos nos principais colégios eleitorais do estado e que o processo de escolha já começa neste segundo semestre.

Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão - Gente de OpiniãoPrimeiro semestre I

A propósito de avaliação desta coluna sobre o primeiro semestre do governo estadual, o diligente assessor de imprensa do governador Confúcio Moura, Fred Perillo explicou que também nas áreas de segurança e saúde ocorreram avanços. Na segurança pública, por exemplo, ele cita a redução de homicídios no estado, que segundo ele, já está abaixo da média nacional.

Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão - Gente de OpiniãoPrimeiro semestre II

Sobre o primeiro semestre do presidente da Assembléia Legislativa Valter Araújo, afora a injustificável reeleição, o parlamentar cumpre uma boa performance. Marca posições sobre temas espinhosos como a construção dos prédios da ALE, CPA com comissões de investigação e se mostra atento, cobrando soluções para as questões de saúde, segurança etc. Não é omisso: onde tem confusão ele esta presente e se posicionando.

Presas dobraram

Por falar em segurança pública, o numero de presas mais do que dobrou nos últimos anos em Rondônia. A grande maioria foi envolvida no tráfico de drogas pelos maridos, que também estão encarcerados. Em conseqüência, muitas crianças já estão nascendo em creches nas penitenciarias do estado.

Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão - Gente de OpiniãoCovil do PR

No final de semana, como se constatou em reportagem da revista Veja, todo o primeiro escalão do Ministério dos Transportes acabou envolvido em denunciais de maracutaias. Os denunciados pertencem ao PR, o mesmo partido do nosso Miguel de Souza, homem de confiança do ministro Alfredo Nascimento. Mas ele – Miguel - não saiu chamuscado.

A emenda 29

Os prefeitos estão na torcida pela aprovação no Congresso Nacional da Emenda Constitucional nº 29, que trata do financiamento dos gastos de saúde nos municípios. O único entrave, é que o governo pretende criar impostos para custear as despesas previstas. Neste particular, os parlamentares da oposição são contrários.


Do Cotidiano

Os prefeitos em apuros

Valter Araújo marca o 1º semestre sem omissão - Gente de OpiniãoDezenas de prefeitos em todo o país – inclusive em Rondônia – estão em alça de mira da justiça, alguns cassados, outros foragidos.

Em geral, prefeitos são presos, cassados ou processados por cometer ou consentir em sua gestão atos de corrupção, mas há também casos envolvendo drogas, homicídios, pedofilia e estupro.

É provável que a atual onda de “caça ao prefeito” começou quando um ex-secretário municipal da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, criou coragem para denunciar a “Máfia de Paletó” que agia operando por meio do prefeito Ari Artuzi (PDT). A denúncia chegou às emissoras de TV e aos jornais e foi narrada em um livro: “A Máfia de Paletó – Operação Uragano – No olho do furacão – O Dia em que a Polícia Federal Desmascarou os Donos do Poder” (edição do autor, com distribuição gratuita na Internet).

Uragano, que significa “furacão” em italiano, deu ao próprio nome da operação um sentido de combate a máfias. Jornalista, conhecedor profundo dos meandros da gestão municipal e desafeto do prefeito Artuzi, Passaia forneceu um roteiro seguro para identificar a grande maioria das ações mafiosas dos gestores municipais corruptos.

Na madrugada de 31 de agosto para 1º de Setembro do ano de 2010, o Prefeito Ari Artuzi foi preso pela Polícia Federal, acusado de chefiar um esquema de fraude em licitações para desviar dinheiro público. Segundo estimativas feitas por Passaia, Artuzi recebia em torno de 500 mil reais por mês.

Com Artuzi, foram presos o vice-prefeito Carlinhos Cantor, o presidente da Câmara Municipal de Dourados Sidilei Alves, e mais 8 dos 12 vereadores, 4 secretários municipais, o procurador do município, a primeira dama, empreiteiros, prestadores de serviço e servidores públicos. Apesar das gravações que mostram Artuzi recebendo dinheiro, a defesa do prefeito alegou não haver provas do recebimento de propina.

Um dos casos mais recentes de prefeito preso se deu com Roberto Peixoto (PMDB), de Taubaté (SP), detido com sua mulher, Luciana, sob a acusação de envolvimento em fraudes. Os dois negam as acusações.
Em Rondônia, entre tantos prefeitos cassados nos últimos anos – e tantos outros ameaçados – está o prefeito de Pimenteiras José Roberto Horn – e em outros municípios tem comissões processantes se formando.

Via Direta

*** A Feira da Indústria e o carnaval fora de época abrem no próximo dia 14, movimentando a economia da capital rondoniense *** O prefeito Roberto Sobrinho (PT) continua numa maratona de superexposição na mídia, como fazia Ivo Cassol nos tempos de governador *** Terror: o estuprador do Caladinho fugiu do presídio mais uma vez... 


 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Marcos Rocha teve a eficiência garantindo os melhores indicativos para a economia

Marcos Rocha teve a eficiência garantindo os melhores indicativos para a economia

Anda ou fica no caminhoSó há um caminho possível para quem quer se dar bem ou pelo menos sobreviver no mercado, considerando as mudanças rápidas qu

Lideranças políticas do interior do estado armadas até os dentes

Lideranças políticas do interior do estado armadas até os dentes

Vigiar e pagarSe uma vigarice com dados for possível, ela será feita, de acordo com a Lei de Murphy, que deveria ser só uma brincadeira, mas ficou

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)