Porto Velho (RO) terça-feira, 17 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma equipe cascuda - Por Carlos Sperança


Uma equipe cascuda - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Uma equipe cascuda

Não é a toa que o PMDB – Sarney, Cunha, Renan, Temer e Cia - está no poder a 30 anos. A legenda é formada por políticos profissionais e sempre quando o barco ameaça afundar, como já ocorreu com Fernando Collor de Melo em 92 e agora é o caso com a timoneira Dilma Roussef, os magos peemedebistas recorrem ao impeachment.

Atirar todas as responsabilidades ao desgoverno e as roubalheiras para o PT – que de fato ultimamente vem vampirizando os brasileiros com seus partidos puxadinhos - foi uma jogada de mestre e colou. De sócio dos descalabros, o PMDB virou oposição e salvador da Pátria. É golpe? È golpe de mestre. Numa só cajadada o PMDB tirou o PT do poder e apequenou o PSDB, até então considerado provável partido a se revezar com o PT no Palácio do Planalto e assumir as rédeas do Brasil em 2018.

Sobre o ministério de Temer, com certeza é um grupo experiente. Frankstênico, mas cascudo. Já que na moralidade e bons costumes a gente não pode esperar nada, entendo que a expectativa na retomada da economia é boa.         

Uma equipe cascuda - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião


 

Rede é independente

A propósito do novo governo Michel Temer, do PMDB, a Rede de Sustentabilidade emitiu nota se declarando independente, como foi durante a administração Dilma Rousseff. O partido liderado pela ex-senadora Marina Silva entende – como qualquer outro brasileiro lúcido – que a coalizão liderada pelo PT e PMDB é a maior responsável pelas crises econômica, social, política e ética que vivemos.

O comando partidário da Rede reflete que o simples afastamento da presidente Dilma não colocará fim as graves crises porque o Brasil atravessa. O partido cobra o enfrentamento da situação, transparência e controle social além de apoio as investigações que vêm sendo conduzidas pelo Ministério Público Federal e Policia Federal (Lava Jato, Petrolão etc) para restabelecer a credibilidade das instituições.

A Rede recomenda ao novo governo uma política econômica que combine equilíbrio fiscal, controle da inflação, diminuição dos juros e redução das desigualdades sociais, com foco nas políticas sociais para os segmentos mais vulneráveis, citando ainda o caos vigente na saúde e segurança pública. 


A cadeia produtiva

Uma equipe cascuda - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO governo exaltava a cadeia produtiva do peixe em Rondônia e o mandarim Confúcio Moura antevia com otimismo esta nova pujante vertente econômica, ao lado de outros segmentos importantes do agronegócio como a soja e a carne bovina. A atividade era recomendada e o estado se projetava como um dos maiores produtores do pescado País.

Com os estímulos governamentais e os números fascinantes de produtividade na região, apresentados pelos órgãos oficiais tivemos uma corrida a atividade pesqueira. Dos tanques rede ao esburaqueamento nas propriedades, para criadouros, milhares de pessoas de Porto Velho a Rolim de Moura se atiraram ao negócio, pois o governo estadual garantia que a coisa era a melhor alternativa.

Mas passados dois anos, os nossos produtores passaram da euforia a depressão. De fato, a produção de peixe explodiu como vaticinava o governador. O problema é que não há para quem vender e quem esta comprando estava pagando um preço pouco convidativo. Os piscicultores estão berrando.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)