Porto Velho (RO) segunda-feira, 9 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 09/07/10



Uma coluna sem papas na língua 09/07/10 - Gente de Opinião

 

Os apadrinhamentos

Em vista do elevado numero de candidatos a Assembléia Legislativa, Câmara Federal e outros cargos eletivos, contarem com apadrinhamento de algumas igrejas em Rondônia, a Procuradoria Regional Eleitoral –PRE já anuncia uma fiscalização rigorosa para evitar abusos. Tudo a ver: Lembro que teve até candidatos fazendo encontro estadual em pleno centro de convenções de igreja evangélica na capital no início do ano.

 

Polvo-Vidente

Na falta de confiabilidade na maioria dos institutos de opiniões rondonienses e diante das sucessivas falhas de previsões de babalorixás, videntes e oráculos locais, a respeito das eleições em Rondônia, a melhor saída dos políticos seria buscar socorro com aquele fantástico polvo-vidente alemão, que não errou nenhuma previsão até agora na Copa do Mundo. Isso é, se o tentáculo já não foi para a panela...

 

Contrastes rondonienses

As classes políticas e empresarial comemoram o fato de Rondônia vivenciar seu melhor momento econômico. Mas existem, em contrapartidas, pane na saúde, colapso na segurança pública, e apagões de energia. Crescemos em ritmo chinês na economia, mas em patamares moçambicanos em outros setores. E no que se refere aos apagões não existem nem previsões em médio prazo para melhoras.

 

Isenção de impostos

Projeto de lei de autoria do deputado Manoel Salviano (PSDB-CE), estende em dez anos o prazo de isenção de impostos concedida pela Lei 9.808/99 a empresas do Nordeste e da Amazônia, consideradas prioritárias pelas Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste e da Amazônia (Sudene e Sudam). Sendo aprovada, a medida valerá até 31 de dezembro de 2020.

 

Tramitação do projeto

A tramitação deste projeto será em caráter conclusivo, um rito de tramitação pelo qual a matéria não precisa ser votada em plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. A referida lei isenta as empresas até 31 de dezembro do pagamento adicional  do imposto para a renovação da marinha mercante e do imposto sobre operações financeiras (IOF) em operações de câmbio para compra de bens importados.

 

Mapa da Violência

O país assiste com perplexidade o caso da modelo Elisa, vitima do goleiro Bruno, com requintes de crueldade. Na verdade, a violência contra a mulher continua enorme, e de acordo com estudo recente do Mapa da Violência contra a Mulher, são assassinadas diariamente 10 mulheres no Brasil. Porto Velho, por exemplo, tem índices preocupantes a respeito.

 
 

Sebo nas canelas

Gente de OpiniãoOs candidatos ao governo se preparam neste final de semana, para dar a grande largada da campanha depois do final da Copa do Mundo, neste domingo. Na segunda-feira, a campanha começa, sem trégua, para valer. Nos últimos dias, entre uma visita e outra, os governadoraveis Confúcio, Expedito, Cahulla, Valverde e Sussuarana organizaram suas agendas.

 

 

Largada petista

Gente de OpiniãoOs petistas escolheram Guajará Mirim, na fronteira, para dar o início da caminhada do seu candidato Eduardo Valverde. O município padece de investimentos municipais, estaduais e federais e vê com descrença o anuncio da construção da ponte internacional sobre o rio Mamoré. Valverde terá que levar propostas concretas lá na fronteira, para fazer a diferença.

 

 

Ficha limpa

Uma coluna sem papas na língua 09/07/10 - Gente de OpiniãoTenho acompanhado a atuação das regionais das OABs de outros estados que já entregaram a relação completa e atualizada de advogados excluídos do exercício da profissão em decorrência de infração ético-profissional, cujas nominatas devem ser entregues ao TRE, por exigência da OAB nacional. Em Rondônia nossa entidade também deverá se posicionar nos próximos dias a respeito.  

 
 

Do Cotidiano

Parceria tecnológica

Este ano e em 2013, haverá nos céus algo além dos aviões de carreira para se somar a uma crescente população de satélites: o modelo Cbers-3, que entra logo em operação, e o Cbers-4, dentro de três anos.

Nem em mandarim nem em português, Cbers é uma sigla formada pelo trivial inglês: China-Brazil Earth-Resources Satellite (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).

Trata-se de uma parceria iniciada em 1988 e que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. Os Cbers-3 e 4 representam uma evolução dos satélites Cbers-1, 2 e 2B, este último lançado em setembro de 2007. O Programa Cbers possui quatro principais segmentos, denominados Segmento Espacial - Satélite, Segmento de Controle, Segmento de Aplicações e Segmento do Veículo Lançador.

Essa parceria une os dois pólos dos chamados “BRICs”, os países emergentes fadados a ser não grandes, mas também ricas nações: Brasil, Rússia, Índia e China. O sucesso desse trabalho comum entre China e Brasil no campo tecnológico sinaliza para a possibilidade de desenvolver novos projetos futuramente.

O projeto está sendo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), localizado em São José dos Campos (SP). Os testes do modelo mecânico dos satélites já foram realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe, reunindo os técnicos brasileiros e uma equipe da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. Sua tarefa, no início de fevereiro, foi simular, com ensaios vibratórios e acústicos, as condições que atuam na estrutura do satélite durante a fase de lançamento.

Os Cbers -3 e 4 receberam no módulo Carga Útil quatro câmeras (câmera PanMux, câmera multi espectral, imageador por varredura de média resolução e câmera imageadora de amplo campo de visada) com desempenhos geométricos e radiométricos melhorados. A órbita dos dois satélites será a mesma que das versão anteriores.

Os satélites se destinam à monitoração do clima, projetos de sistematização e uso da terra, gerenciamento de recursos hídricos, arrecadação fiscal, imagens para licenciamento e monitoramento ambiental, entre outras aplicações. Suas imagens são utilizadas por empresas privadas e instituições como Ibama, Incra, Petrobras, Aneel, Embrapa e secretarias de Fazenda e Meio Ambiente.

 

Via Direta

Uma coluna sem papas na língua 09/07/10 - Gente de Opinião*** Incluído na nominata de postulantes à Câmara Federal, o ex-vereador Celso Cruz afirma que sua meta será o combate a criminalidade *** Como forma de precaução tem candidato ficha suja em Rondônia, que além de registrar sua candidatura também registrou parentes *** Os políticos já estão em revoada e se trombando nas feiras agropecuárias do interior.

 Fonte: Carlos Sperança. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

Carteis de drogas tomando conta novamente de Rondônia

O barato sai melhorEm séculos de devastação, só alguns poucos naturalistas alertaram para a necessidade de preservar a biodiversidade, como Alexand

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Hildon Chaves e o atual prefeito de Cacoal Adailton Fúria estão em dificuldades

Ideias que pegamHá ideias que pegam de imediato, mesmo equivocadas, como a mania de apostar baseada na ilusão da riqueza fácil, e as que tardam a p

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

O MDB rachou de vez com vistas às eleições de 2026

Superar as previsões O “profeta” Joseph Rutherford previu, em 1918, que o mundo acabaria em 1925. Muitos outros pretensos adivinhos fixaram datas p

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

A fartura de candidaturas femininas na temporada de 2026 para a Câmara dos Deputados em Rondônia

Abelhas gigantesNa Amazônia há muita grandeza, desde a vasta extensão da floresta até suas gigantescas árvores e robustos animais. Mas é preciso ta

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)