Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Temer se recusa a largar o osso. A credibilidade do País chegou ao fundo do poço - Por Carlos Sperança


Desastres monitorados

Com a finalidade de emitir alertas antecipados de desastres no País, a Câmara dos Deputados trabalha na criação do Sistema Nacional de informações e Monitoramento de Desastres. O primeiro passo foi dado com a aprovação da proposta na Comissão de Desenvolvimento Urbano na semana passada.

O texto aprovado no Congresso é o substitutivo do relator, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) ao projeto de lei de autoria do deputado Glauber Braga (PSB-RJ). Segundo o autor cada dólar gasto em prevenção, economiza-se sete em resposta. Além disso, a prevenção evita a perda de vidas humanas, ”pois prepara as comunidades para reagir em tempo e adequadamente no caso de desastre natural”.

Pela proposta, o sistema será informatizado e será constituído por uma base de dados compartilhada permanentemente atualizada, mantida pela União e provida pelos estados, Distrito Federal e municípios. Os dados deverão ser disponibilizados a todos os cidadãos.


Avestruzes

Temer se recusa a largar o osso. A credibilidade do País chegou ao fundo do poço - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com os congressistas se portando como avestruzes no que tange as denuncias do procurador Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer, o mandatário terá uma semana decisiva no Palácio do Planalto. Mesmo acuado no Brasil, onde nem aparece mais em público e humilhado no exterior, Temer se recusa a largar o osso. A credibilidade do País chegou ao fundo do poço.

Viagens retomadas

Gente de Opinião

A ligação rodoviária de Porto Velho á Manaus foi retomada desde segunda-feira com viagens de ônibus, pela Eucatur, com grande procura de passageiros. Interrompidas no auge do inverno amazônico devido às fortes chuvas e a interrupção do trecho no meião da floresta – aquele que estava embargado e sem licenças ambientais-, a ligação com Manaus (em torno de 800 quilômetros) foi comemorada em Porto Velho e Humaitá,

Gente de Opinião

Na Amazônia

O presidente do diretório nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jeferson, volta dar as caras por aqui e vai cumprir agenda neste final de semana na região Amazônica com palestras e contatos com os diretórios estaduais em Rondônia e Acre. Em Rio Branco o combativo líder trabalhista que colocou Lula e os petistas sob fogo cerrado com suas denuncias, falará a classe empresarial.

Luiz Tourinho

Temer se recusa a largar o osso. A credibilidade do País chegou ao fundo do poço - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Aos poucos os pioneiros vão indo para o andar de cima, como o combativo Luiz Tourinho, um dos diretores do centenário jornal Alto madeira, falecido ontem. Empreendedor, Luiz tem uma larga folha de serviços prestados a Porto Velho e grande dedicação em prol da criação do estado de Rondônia. Conheci Luiz na década de 80, quando ele estava no auge de suas atividades empresariais.


 

Ganhando força

Gente de Opinião

A proposta de eleições gerais como forma de resolver a crise com um presidente eleito pelo voto direto e com credibilidade apresentada no Senado na semana passada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ganhou força e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seguiu na mesma toada em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo no final de semana.

Temer se recusa a largar o osso. A credibilidade do País chegou ao fundo do poço - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Via Direta

*** Até julho a prefeitura da capital deverá colocar a disposição da população mais duas creches em bairros populosos *** Com a popularidade do presidente Michel Temer a cada momento mais abalada, os políticos começam a se afastar da sua base de sustentação *** O presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho esta unindo o PMDB em torno de sua candidatura ao governo estadual *** Entre os nomes  citados pelo partido, ele é o que melhor pontua para enfrentar a oposição.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

 Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Sérgio Gonçalves vai apanhar muito nos debates que virão

Eleições já não resolvemO mundo está diante de uma encruzilhada climática: ou aplica recursos financeiros e tecnológicos para evitar a catástrofe a

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Junho começa com uma série de especulações e balões de ensaio para as eleições

Leite sem vacaEm todos os sentidos, do pessoal ao empresarial, quem não acompanhar o progresso da ciência será atropelado, arriscando-se a chegar a

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)